- Por @scom Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar, promoveu nesta quinta-feira, 13, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no Auditório Municipal Professora Lucinda de Sousa Justo e teve como tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
Além do tema central, que foi defendido pelo assistente social Alysson Lavor, os participantes também trabalharam em cima de cinco eixos temáticos, sendo estes – Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
O objetivo geral da Conferência foi o de mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.
O evento contou com a presença do prefeito Francisco Cirino, da secretária de Assistência Social, Lúcia Nunes, o presidente do CMDCA e secretário adjunto de Cultura, Elinaldo Silva, servidores da Assistência Social e Conselheiros Tutelares, entre outros; além de adolescentes e jovens da comunidade.
De acordo com o presidente do CMDCA, Elinaldo Silva, “a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi bastante positiva, tanto pela participação dos adolescentes e técnicos da área, como pela qualidade dos debates e propostas apresentadas”.
“Tivemos um evento importante, positivo e participativo, onde os jovens debateram junto com os servidores da Assistência e de outras áreas, tiveram participação ativa na elaboração e defesa das propostas, a exemplo da propositura que trata sobre a escolha dos Conselheiros Tutelares, onde foi proposto que além da escolha por meio de votação, seja realizada uma prova com base no que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente para que estes possam tomar posse”, avaliou.
A Conferência contou, ainda, com a apresentação do Grupo de Flauta Doce Melodia Sertaneja, composto por adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que foram convidados a tocar o hino nacional na abertura do evento e encantaram a todos os presentes.