CMDCA de Mãe d’Água realiza IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

By | 23/12/2018 5:06 am

 

  • Por @scom   Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar, promoveu nesta quinta-feira, 13, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no Auditório Municipal Professora Lucinda de Sousa Justo e teve como tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

 

Além do tema central, que foi defendido pelo assistente social Alysson Lavor, os participantes também trabalharam em cima de cinco eixos temáticos, sendo estes – Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

 

O objetivo geral da Conferência foi o de mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

 

O evento contou com a presença do prefeito Francisco Cirino, da secretária de Assistência Social, Lúcia Nunes, o presidente do CMDCA e secretário adjunto de Cultura, Elinaldo Silva, servidores da Assistência Social e Conselheiros Tutelares, entre outros; além de adolescentes e jovens da comunidade.

 

De acordo com o presidente do CMDCA, Elinaldo Silva, “a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi bastante positiva, tanto pela participação dos adolescentes e técnicos da área, como pela qualidade dos debates e propostas apresentadas”.

 

“Tivemos um evento importante, positivo e participativo, onde os jovens debateram junto com os servidores da Assistência e de outras áreas, tiveram participação ativa na elaboração e defesa das propostas, a exemplo da propositura que trata sobre a escolha dos Conselheiros Tutelares, onde foi proposto que além da escolha por meio de votação, seja realizada uma prova com base no que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente para que estes possam tomar posse”, avaliou.

 

A Conferência contou, ainda, com a apresentação do Grupo de Flauta Doce Melodia Sertaneja, composto por adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que foram convidados a tocar o hino nacional na abertura do evento e encantaram a todos os presentes.

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *