(MarcosEugênio)
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Patos realizou, na noite desta quinta-feira 20, sua 5ª reunião extraordinária deste ano, momento oportuno para prestação de contas, homenagens a pessoas que estão conseguindo fortalecer a consolidação dos princípios do SUS e debater assuntos que vão colaborar na melhoria dos serviços na atenção básica.
O CMS agraciou com Moção de Aplauso pelos relevantes serviços prestados à população de Patos: José Leudo de Farias, gerente da 6ª Regional de Saúde, que não pode comparecer por agenda em João Pessoa, sendo representado por sua secretária Alciene Bustorff; Liliane Sena, diretora do Complexo Hospitalar de Patos e Wendel Palmeira, secretário adjunto de saúde de Patos. “Quero agradecer, em nome do gerente José Leudo, o reconhecimento por parte do Conselho por essa luta que a Gerência vem desenvolvendo na busca por mais acesso, resolutividade e de qualidade do Sistema Único de Saúde. Esse voto nos encoraja e aumenta a responsabilidade de toda nossa equipe de defender essa bandeira chamada SUS”, comentou Alciene.
Os três homenageados tiveram reconhecimento e elogios por todos os palestrantes, pela atuação, parceria com a saúde municipal, com foco na melhoria da qualidade do SUS, a partir, não apenas da implantação de equipamentos como o Hospital do Bem, do Centro de Imagem, mas por muitas ações que ampliaram a humanização e acesso da população a serviços de média e alta complexidade.
Hoje 47% da clientela do Complexo Hospitalar é de Patos. Outro dado importante nessa direção tem sido o acesso a exames por imagem, uma demanda reprimida de anos, que vem sendo gradativamente superada a partir dos serviços de tomografia e ultrassonografia realizados pelo Centro de Imagem, inaugurado pelo governador Ricardo Coutinho há dois meses. Município da regional, e não apenas Patos, estão sendo beneficiados com diversos exames por imagem.
O presidente do Conselho local, Claudemir Bento, enalteceu a contribuição dos homenageados para a saúde de Patos, como também o fortalecimento do controle social, no apoio e fiscalização da gestão municipal. Pela primeira vez, assim lembrou o secretário municipal de Saúde, Davi Nunes da Paz, representantes do Cosems – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, participaram de uma reunião do CMS desta cidade.
A reunião do CMS teve pontos debatidos de grande relevância para a saúde de Patos. O secretário Davi Nunes destacou a implantação de um programa, que exigirá a qualificação de todos os profissionais, para aplicarem a medicação contra sífilis nas unidades básicas de saúde, com objetivo de reduzir os casos de sífilis congênita na cidade.
Outro destaque anunciado por Davi foi a assinatura do protocolo com as FIP – Faculdades Integradas de Patos, para um projeto piloto na comunidade Itatiunga, um espaço que contará com dois médicos residentes. Eles farão uma assistência diferenciada e a partir da abertura desse espaço, seja implantado também um programa denominado Melhore em Casa, dentre outras ações com a participação das FIP, na operacionalização e rapidez no atendimento à população.
Comentário do programa – Homenagem das mais merecidas principalmente aos meus amigos e eficientes executivos, José Leudo e Wendel Palmeira. Com relação à Direção do Hospital Regional prefiro não me manifestar, por uma questão de ética, pois o Instituto Gerir, que administra o Complexo Hospitalar, é instituição celetista, que pode ser objeto de auditoria na área trabalhista. (LGLM)