Em resposta a reportagem dando conta que o número de servidores contratados da Prefeitura Municipal de Patos cresceu na gestão Bonifácio, o atual secretário de Administração, Marcos Túlio, confirmou o aumento. No entanto, ele esclareceu que, com a rescisão dos contratos com as empresas terceirizadas “tivemos que contratar servidores para proteger o patrimônio público, como foi no caso dos vigias, evitando que imóveis públicos fossem depredados a exemplo do CAPS, bem como de auxiliares de serviços gerais para prover as necessidades de limpeza das unidades de saúde. Por essa razão o nosso número de contratados cresceu,” explicou ele.
O secretário ainda acrescentou que é “importante colocar que esses contratos são de apenas dois meses, até que a nova empresa que vencer a licitação seja contratada e absorva essa demanda de contratos.“
Marcos Tulio acrescentou que essas contratações, são de pessoal de apoio às secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos, Esportes, Saúde, Educação E Desenvolvimento Social, além dos conselhos tutelares.
Comentário do programa – Com bem demonstrou Marcos Túlio o aumento de contratados aconteceu por que parte deles antes eram terceirizados e tiveram que ser contratados diretamente pela prefeitura, enquanto esta volta a contratar outra empresa de terceirização que os absorverá como terceirizados. Os valores gastos com terceirizados, como acontece na administração pública de modo geral, não estão computados na folha normal, da qual só constam efetivos, comissionados e contratados por excepcional interesse público. (LGLM)