Medida provisória prevê 22 ministros no governo Bolsonaro (com comentário nosso)

By | 06/01/2019 5:49 am

(Agência Câmara)

 

A Medida Provisória 870/19 reduz de 29 para 22 o número de órgãos com status ministerial no governo federal. A primeira medida provisória do governo de Jair Bolsonaro foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial na noite desta terça-feira (1), pouco após a cerimônia de posse.

 

As 22 pastas com status ministerial incluem 16 ministérios, 4 vinculadas à Presidência da República (Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretaria-Geral e Gabinete de Segurança Institucional), além do Advogado-Geral da União (AGU) e do presidente do Banco Central.

 

Pela decisão, ficam extintos os seguintes ministérios: Cidades; Cultura; Desenvolvimento Social; Esportes; Fazenda; Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Integração Nacional; Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Segurança Pública; e Trabalho.

 

A maior parte dessas pastas foi acoplada a outras, como os ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria – unidos para criar o Ministério da Economia. Já o Ministério do Trabalho foi extinto e suas atribuições distribuídas entre três pastas: Economia, Justiça e Cidadania. As concessões de cartas sindicais e a fiscalização das condições de trabalho, por exemplo, ficam com a pasta da Justiça.

Renomeadas
A medida provisória também delega as atribuições de órgãos extintos a outras pastas:
– o Ministério de Direitos Humanos passa a ser Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos;

– o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) passa a ser Controladoria-Geral da União (CGU); e
– o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil passa a ser Ministério da Infraestrutura.

 

A MP traz dois órgãos de consulta do presidente: o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.

 

Lista final
Com as mudanças, a lista final de ministérios ficou assim:

 

  1. Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
    2. Cidadania
    3. Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações;
    4. Controladoria-Geral da União
    5. Defesa;
    6. Desenvolvimento Regional
    7. Economia;
    8. Educação;
    9. Infraestrutura;
    10. Justiça e Segurança Pública;
    11. Meio Ambiente;
    12. Minas e Energia;
    13. Mulher, Família e Direitos Humanos;
    14. Relações Exteriores;
    15. Saúde;
    16. Turismo.

 

Além dos titulares das pastas com status de Ministério: Casa Civil, Secretaria de Governo, Secretária-geral e Gabinete de Segurança Institucional, vinculadas à Presidência da República; também têm status de ministros o Advogado-Geral da União (AGU) e presidente do Banco Central.

 

Tramitação
A MP 870/19 será analisada por uma comissão mista, formada por deputados e senadores. Depois, seguirá para votação nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

 

Cargos dos escalões inferiores que serão modificados estão sendo preenchidos provisoriamente até que seja criada a nova estrutura e preenchida em definitivo

Comentário do programa – Vamos “deixar assentar a poeira”. Ver as coisas começarem a funcionar. Não votei em Bolsonaro, não gostei da vitória dele, mas jamais vou torcer contra seu governo, pois seria torcer contra o Brasil. (LGLM)

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *