Projeto adequa remuneração dos ACS e ACE e garante jornada de 40 horas semanais (com comentário nosso)

By | 06/01/2019 6:26 am

 

Fonte – Ascom CMP

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Patos aprovaram na última sessão ordinária da Casa, dia 20 de dezembro, o projeto de lei nº 33/2018, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de reajuste salarial para adequação da remuneração dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias do município de Patos e dá outras providências

 

O valor estabelecido do incentivo financeiro fixado pela lei federal de nº 13.708 de agosto de 2018 é de R$ 1.250,00 (hum mil duzentos e cinquenta reais).

 

Ainda de acordo com o PL, o pagamento do novo valor para os Agentes é condicionado ao efetivo repasse de recursos financeiros pelo ministério da saúde ao município.

O vereador Paulinho Lacerda, que também é agente de saúde, pediu aos colegas da Casa Legislativa a aprovação em primeira e segunda votação do PL. A solicitação do parlamentar mirim foi para consulta do Plenário onde os vereadores decidiram pela aprovação em primeira votação e, finalizando o recesso, é dada a conclusão do rito para a segunda votação.

 

Regulamentação

A Lei 13.708, além de regulamentar o valor do incentivo financeiro, trata ainda da jornada de trabalho de 40 horas semanais exigida para garantir do piso salarial previsto nesta Lei, uma vez ser essencial e obrigatória a presença de agentes comunitários de saúde nos programas ligados à saúde da família, e de agentes de combate às endemias na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental. A cada dois anos, trabalhadores de ambas as carreiras frequentarão cursos de aperfeiçoamento organizados e financiados igualmente entre os entes federados.

 

A jornada de trabalho de 40 horas semanais exigida para garantia do piso salarial será integralmente dedicada às ações e serviços de promoção da saúde, de vigilância epidemiológica e ambiental e de combate a endemias em prol das famílias e das comunidades assistidas. A lei também assegura aos agentes participação nas atividades de planejamento e avaliação de ações, de detalhamento das atividades, de registro de dados e de reuniões de equipe.

 

Comentário do programa – Eu só queria saber como é que a Prefeitura comprova se os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias estão cumprindo realmente esta jornada de 40 horas semanais, já que o trabalho deles é nas comunidades. Muita gente reclama que dificilmente encontra um agente desses trabalhando. Sei que a maioria é conscienciosa, mas como fiscalizar os relapsos? (LGLM)

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *