Aluna de escola pública de Condado-PB faz 980 pontos na redação do Enem 2018: “Quando você acredita e se esforça, você consegue”. (Com comentário nosso)

By | 20/01/2019 10:09 am

Este ano, a proposta do tema da redação foi “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Um total 55 alunos do País tiraram nota mil na redação do exame, de acordo com o Ministério da Educação.

Rhadja Vitória Araújo da Nóbrega, 16 anos, comemorava a nota 980 quando o Patos Online entrou em contato com ela. Estudante de escola pública a vida inteira, há três anos decidiu focar na prova que seria a decisiva da sua vida. Aluna da Escola Estadual Dr. Trajano Pires da Nóbrega, Sertão paraibano, Rhadja revela que ficou surpresa com a nota do Enem. “De início eu não entendi bem e fiquei um pouco confusa, mas após ler e reler os textos comecei a entender o que o tema estava exigindo. “Eu estudava toda noite, era o melhor horário pra mim. Montamos um grupo de estudo e nos fins de semana eu me reunia com meus colegas de turma e ficávamos debatendo à respeito dos possíveis temas e compartilhando tudo que sabíamos uns com os outros. É fazer e refazer”, declarou a estudante.

Para ela, uma receita simples foi fundamental para atingir a pontuação que precisava. De acordo com a estudante, os professores foram fundamentais para que ela tivesse um bom desempenho, não só por ensinarem aquilo que sabiam, mas por sempre acreditarem  nela e na sua capacidade. “Eu não teria conseguido sem a ajuda e apoio deles” afirmou.

Questionada à respeito da sua preparação, a estudante afirmou que no início de 2018 criou um cronograma para organizar os estudos, entretanto, percebeu que um ano era muito pouco para aprender todo o conteúdo. “Eu escrevi algumas redações durante o ano, mas só em setembro decidi focar na redação e aprender tudo que eu ainda não sabia. Assisti vídeos, li inúmeras redações, recebi ajuda das minhas professoras de Língua Portuguesa, debati temas com amigos… Enfim, estava sempre buscando aprender mais e mais”, disse.

A aluna ainda ressalta a importância da dedicação. “Como estudante de escola pública eu tive minhas dificuldades, e sei que muita gente tem, mas é importante ter foco. Quando você acredita e se esforça, você consegue”.

A Rhadja está colhendo os frutos do que ela plantou, pela persistência, dedicação e, acima de tudo, pela sua capacidade. Confesso que não fiquei surpreso ao saber da sua pontuação. Ela tem uma página no Instagram chamada ”outropoeta” e nela eu acompanho os seus maravilhosos poemas. Não tinha como o resultado ser outro, afirmou o seu professor de Filosofia Ruan Gonçalves.

Para o professor, o resultado da nota de redação de Rhadja é reflexo não só de um trabalho sério e envolvente como também de sua incrível capacidade de escrita. “De poemas à roteiros de peças teatrais, a estudante conseguia trazer encanto. A jovem é um grande talento da nossa cidade. É questão de tempo para que ela consiga atingir os mil pontos”, ressaltou o docente.

Esse é o segundo ano que a adolescente faz o exame e, certamente, a preparação foi determinante para conhecer bem o que iria encontrar na redação.  “Não achei o tema muito difícil, apenas um pouco complicado. Na hora fiquei sem ideia, depois que li os textos foi melhorando”, opinou Rhadja Vitória. Ela revela que é importante saber a estrutura da redação. “Você deve entender o que cada competência exige de você. Uma coisa que me ajudou bastante foi sempre falar tudo o que eu sabia como se estivesse dando uma aula.”

A estudante, que é de Condado-PB, afirma que vai optar no Sisu pelo curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande. “As inscrições para o Sisu ainda não abriram, mas ter feito uma boa nota na redação me enche de esperança”, finalizou a estudante.

Ruan Gonçalves Ferreira – Professor de Filosofia e Sociologia da Escola Dr. Trajano Pires da Nóbrega.

 

Comentário do programa – É importante a qualidade da escola, mas por melhor que seja a escola, jamais fará um bom aluno se ele não quiser. Ao contrário, mesmo numa escola mediana, um bom aluno termina se sobressaindo. E se a escola for boa, o bom aluno consegue brilhar, como foi o caso de Rhadja. Parabéns a ela e aos que fazem a Escola. (LGLM)

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *