- Professor Messias – 20/01/2006 – 13 anos de saudades…
Nascido no sítio Grota Funda, município de Frei Paulo, no Estado de Sergipe, aos 25 de abril de 1924, Manuel Messias do Nascimento, filho de José Inocêncio e Adélia Angélica, integrante de uma prole de nove irmãos, sempre se dedicou a educação e vocação de padre o que o levaria ao Colégio Salesiano de Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracajú, onde cursaria parte do 1º Ciclo e o restante em unidade de ensino semelhante do Sagrado Coração de Jesus, em Recife – Pernambuco, no período de 1939 a 1942. A realização do 2º Ciclo se deu no Instituto de Filosofia São José, também dos Salesianos, em Natal – Rio Grande do Norte, no período de 1944 a 1947. O jovem Messias chegou a ensaiar os primeiros passos rumo ao sacerdócio e pela tradição da instituição de ensino que o absorveu como menino pobre de dinheiro e rico de ação, usou a batina que o referenciava como seminarista e futuro padre, o que não veio a ser concretizado. O setor educacional lhe reservava um lugar de destaque pelo grande potencial, paralelo ao desejo de galgar um lugar ao sol, o que o levou aos cursos de Grego, Latim e Filosofia Pura, no Instituto São José (1945/1947).
Manuel Messias do Nascimento chegou a Patos em 1º de março de 1951, com a missão de integrar o corpo docente do Ginásio Diocesano, atendendo convite do padre Vieira, que o conheceu no Ceará. Paralelo à vida de mestre, galgou novos espaços profissionais cursando Letras Neolatinas pela Universidade Católica de Pernambuco (1952/1954) e Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (1955/1959). O professor Messias, como era mais conhecido, também passou a lecionar no Colégio Cristo Rei, e se casaria com uma de suas alunas, Terezinha Rodrigues, no ano 1961, na Capela do referido educandário, união da qual resultaria no nascimento de duas filhas: Maria do Socorro Rodrigues do Nascimento Amaro (bioquímica) e Cornélia Rodrigues do Nascimento (enfermeira). [Damião Lucena] - Um abraço para minhas amigas dona Zuleica, na Banca Manchete, na Calçada do Fórum; Maria da Guia Sousa, a madame Tatá, na Rua Antônio Urquisa, 36; Leda de Chico Carroção, na rua das Espinharas; Edlaine Oliveira, no Bastião; e Elda Cabeleireira, na rua Porfírio da Costa, 13.
- Um abraço para a turma do café, lá na barraca Ipiranga, de dona Zuleica. Estive lá na terça e na sexta-feira.
- Minha amiga Elda Cabeleireira voltou a Patos e está atendendo aos seus clientes na rua Porfírio da Costa, 13, vizinho à bodega de João Davi. Está esperando por você.
- Bom dia para os companheiros de trabalho do PatosPrev. Fui dar-lhes um abraço na sexta-feira.
- Meu velho amigo Tolha, fazendo ponto na Solon de Lucena, enquanto a esposa trabalha;
- “Seu” Geraldo na Bodega do Sertão que fica ao lado da Igreja de Santo Antônio. Trouxe de lá “aquele” queijo de coalho, uma linguiça de carne de porco “de dar água na boca” (o cheiro veio denunciando sua presença no ônibus) e uma deliciosa charque de carne de primeira. E sem exploração no preço.
- Aqui acolá um ouvinte reclama que eu não estou registrando sua audiência ao programa. O problema é que a relação completa duraria cerca de quarenta minutos, inviabilizando o programa. Por isso dividi a lista em seis blocos, que se repetem a cada seis semanas, com uma duração semanal de seis minutos.
- Por conta de um acidente doméstico, minha amiga Socorro Brandão, viúva de Cesário Brandão, vai passar o aniversário hoje numa cama do Hospital Regional. Quebrou o fêmur e espera ser submetida a uma cirurgia. Um abraço para ela, vai dar tudo certo!
- Esta semana, aproveitando uns dias de férias, passamos quatro dias, na nossa granjazinha Asa Branca, gozando a hospitalidade de Luiz Paca e Neta. Obrigado a eles, a Tiago, Nenem e Maria pela companhia e os papos nestes dias. Assim como Evandro, Adriano e Gildemar pela companhia no jogo de dominó, além das meninas no jogo de dominó.
- Por falar no Bonfim, quero registrar os cuidados que recebeu nos últimos tempos a estrada que vai até a Malhada de Pedra, com a construção inclusive de duas passagens molhadas. Aliás, uma dívida antiga da prefeitura. Pena que a engenharia da Prefeitura do Bonfim pecou pela escolha dos locais. No chamado Buraco de Júlia, conhecido ponto de lamaçal, fizeram uma passagem molhada mas deixaram de fazer uma outra no local de pior passagem que continua trazendo problemas com a menor chuva. Esperamos que a engenharia volte por lá, antes da pegada definitiva do inverno. E que aproveite para colocar um material melhor no trecho próximo ao campo de futebol, onde o motorista dança sem querer, depois de uma chuva mais intensa.
Obituário
- O senhor João Almeida de França, 88 anos, veio a óbito na tarde desta quarta-feira, dia 16, no Complexo Hospitalar Regional, em Patos, após dar entrada no hospital apresentando dores nas articulações e alteração na diabetes. João Almeida residia no Bairro Dona Milindra, em Patos, onde o corpo foi velado nesta quinta-feira, dia 17. Ele era aposentado e trabalhou durante muitos anos no Departamento de Obras Contra a Seca (DNOCS) e também na Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Catolé do Rocha (UEPB/Catolé do Rocha). João Almeida Ele deixa filhos e viúva enlutados. João Almeida de França trabalhou também na Fazenda Alecrim, em Mãe D’água (PB). O sepultamento aconteceu na própria quinta-feira, às 17h00 no Cemitério São Miguel, Bairro Belo Horizonte, em Patos. (com informações de Jozivan Antero – Patosonline.com)
Aniversários
20/01 – domingo
- de meu primo-irmão Luiz Paca.
- do meu amigo e contraparente Tião Bilu.
- De Sônia Contadora;
- De meu amigo Ednaldo Sousa;
- da Sra. Maria do Socorro Cabral Brandão, viúva de meu saudoso amigo Cesário Fernandes Brandão.
- de meu amigo Sebastião Cavalcanti Alves, conterrâneo da rua dos Dezoito e colega aposentado do BB;
- Do meu amigo Afrânio Firmino de Sousa;
- de Fátima Wanderley, funcionária da PMP.
21/01 – segunda
- de Padre Jair Tomazelli, diretor comercial da Rádio Espinharas e vigário da Paróquia do Perpétuo Socorro.
- de Judith Oliveira, funcionária do Hospital Infantil.
- De Maria do Socorro Ferreira da Silva;
- de Weslley Kuruja;
- De Marta Mamede
22/01 – terça
- De Sineide Lacerda, professora na FIP;
- De Luzia Gonçalves;
- De José Edson Lima Silva, de Matureia;
23/01 – quarta
- De minha amiga professora Socorro Rodrigues.
- de Pietra Oliveira Alves, filha de Pedro Oliveira e Soliandra;
- De Edgar Ramalho de Freitas;
- De meu compadre Kleiton Quintino da Silva, pai de meus netos Segundo e Kaíque;
- De Irenice Lira;
- De Arizoneide Sousa, esposa de meu sobrinho Manoel Ferreira Borrego.
- De Zé Marconi, colega aposentado do BB;
24/01 – quinta
- do Dr. Humberto Leite de Sousa Pires, ilustre causídico com atuação nos Fóruns da região.
- de Adriana Lira, telefonista da Itatiunga FM;
- do corretor Paulo Gomes;
- do policial militar Paulo César;
- de Cláudia Medeiros.
25/01 – sexta
- De Maria Iris Torres;
- De Wyruama Suélio Torres de Lucena;
- Do ex-vereador Assis Sousa.
26/01 – sábado
- Do contador Arijoy Félix;
- do fotógrafo patoense Glauber Alves;
- De Maelly Lima;
- da empresária Maria do Desterro Guimarães Almeida, de Franklin Móveis.
27/01 – domingo que vem
- da empresária Sheila Leitão, filha de Alarcon;
- de Sebastião Firmino, meu amigo Bastinho do Nacional.
- De Francisca Medeiros;
- De Rodrigo Monteiro;
- De Dalia Lúcia;
- De meu amigo Dr. Pedro Palitot Nunes
Parabéns a todos os aniversariantes
Use o e-mail lgmorais@uol.com.br para corresponder-se com o programa.