DIOCESE DE PATOS: 1959-2019 – Sessenta anos de história

By | 27/01/2019 6:36 am

Publicado em diocese em janeiro 25th, 2019

 

A Diocese de Patos foi criada em 27 de janeiro de 1959 pela Bula “Quandoquidem Deus” do Papa São João XXIII, desmembrada da Diocese de Cajazeiras e da Diocese de Campina Grande. Foi solenemente instalada em 12 de julho de 1959 pelo Senhor Núncio Apostólico no Brasil Dom Armando Lombardi. Pertence à Província Eclesiástica da Paraíba e ao Regional Nordeste II da CNBB.

 

A Diocese de Patos tem a sua Sé Episcopal na Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos-PB. É constituída por 39 Paróquias distribuídas em sete Foranias: Espinharas, Sabugi, Piancó, Teixeira, Princesa, Cariri e Malta. Possui exatos 50 sacerdotes, sendo 43 residentes e 07 não residentes, além de 04 religiosos. Três congregações religiosas femininas estão aqui presentes, bem como numerosas pastorais, movimentos, serviços e novas comunidades. Possui um laicato dinâmico e atuante. 07 diáconos e numerosos seminaristas também integram esta família missionária sertaneja.

 

O primeiro Bispo desta Igreja Diocesana foi o cearense Dom Expedito Eduardo de Oliveira, que a conduziu por 24 anos (de 1959 até sua morte em 08 de maio de 1983). Da morte do primeiro Bispo até a chegada de seu sucessor, a Diocese foi conduzida pelo Monsenhor Luís Laíres da Nóbrega, eleito à época como Vigário Capitular pelo Colégio dos Consultores. Em 14 de dezembro de 1984, o Papa São João Paulo II nomeou o cearense Dom Gerardo de Andrade Ponte, até então Bispo de Petrolina, como segundo Bispo Diocesano de Patos, cargo que exerceu por 17 anos. Com a renúncia de Dom Gerardo em 2001, foi eleito o terceiro Bispo, o pernambucano Dom Manoel dos Reis de Farias, cujo governo durou 10 anos até sua transferência para Petrolina em 2011. No período de sede vacante entre o terceiro e o quarto Bispo, a Diocese foi conduzida pelo Pe. José Ronaldo Marques, eleito Administrador Diocesano pelo Colégio dos Consultores. Em 07 de novembro de 2012 o Papa Bento XVI nomeou o paraibano Eraldo Bispo da Silva como 4º Bispo de Patos. O mesmo recebeu a Ordenação Episcopal em 27 de dezembro de 2012 e foi empossado em 16 de fevereiro de 2013.

 

A Diocese de Patos foi agraciada por insignes pastores que, a seu tempo, moldaram a dinâmica e viva personalidade desta porção do povo de Deus. Dom Expedito, pioneiro, lançou os alicerces desta grei com suas inúmeras visitas pastorais e grande investimento na educação e ação social. Dom Gerardo foi o grande comunicador, promotor das vocações e incentivador das pastorais da nova evangelização. Dom Manoel conduziu a Diocese no início do Terceiro Milênio, ordenando diversos sacerdotes, peregrinando com a Imagem da Guia e presidindo o Jubileu Áureo desta Igreja Diocesana. Hoje, construindo o presente, a Diocese é conduzida por Dom Eraldo. Missionário de grandes sonhos e personalidade firme, em profunda sintonia com o Pontificado de Francisco, o 4º Bispo de Patos vai à frente desta Igreja Diocesana em saída missionária e testemunha da alegria do Evangelho de Jesus, o rosto misericordioso do Pai.

DIOCESE DE PATOS: 60 ANOS ANUNCIANDO, CELEBRANDO E VIVENDO A ALEGRIA DO EVANGELHO.

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *