Fonte: Ascom Prefeitura de Patos
O secretário de saúde de Patos, Davi Nunes Paz, recebeu na manhã desta segunda-feira (04), uma comissão de representantes de moradores do bairro São Sebastião, que cobra da Secretaria Municipal de Saúde, uma explicação para a saída da médica Ana Carolina, da UBS Horácio Nóbrega naquela comunidade.
De acordo com o secretário Davi Nunes, a médica Ana Carolina encerrou, depois de dois anos, sua residência de medicina em família e comunidade.
“Realmente, a Unidade Horácio Nóbrega já vem há algum tempo reivindicando a permanência da doutora Ana Carolina, médica residente e, hoje, nós tivemos a chegada de um novo residente na continuação do ciclo. Doutora Ana passou dois anos, terminou sua residência de medicina em família e comunidade e, naturalmente, outro residente iria ocupar essa unidade já que nós temos a pactuação com a FIP”, explicou Davi.
A médica Ana Carolina tranquilizou a população, atendida pela UBS Horácio Nóbrega, com a chegada do seu substituto, o médico residente, Pierre Antony.
“Doutor Pierre Antony é um residente é um R-2 da FIP, é um médico extremamente preparado e muito sensível a essas causas sociais que a gente tem aqui na região do Horácio Nóbrega. Eu tenho certeza que a comunidade vai ficar em ótimas mãos”, disse a médica.
O médico Pierre Antony, se disse lisonjeado com a nova missão e garantiu manter o mesmo padrão de atendimento da antecessora aos seus pacientes.
“Me sinto lisonjeado em está nessa nova unidade, venho de uma missão difícil também, e vou tentar manter o mesmo padrão que Ana teve aqui com os seus pacientes e o mesmo cuidado,” garantiu o médico Pierre.
Para a agente comunitária de saúde e representante da comunidade, Socorro Nogueira, a reunião com o secretário Davi Nunes foi importante para esclarecer o processo de mudança na UBS.
“Não queríamos aceitar a saída dela, porque era uma médica que cumpria horário e que se preocupava com a comunidade, como ser humano. Mas, o secretário veio, nos explicar que outro médico vai substituir doutora Ana, e que essa qualidade de serviço prestado vai continuar na comunidade”, disse satisfeita, Socorro Nogueira.
Comentário do programa – A substituição da médica por outro médico é plenamente justificável. O tempo do residente é determinado. Terminado este deve acontecer a substituição por outro residente dentro dos tempos do convênio Prefeitura/FIP. A residência é uma espécie de especialização do médico e tem tempo marcado. Pena é a fonte da notícia. Rebaixaram a Coordecom a simples Assessoria. (LGLM)