(Jozivan Antero, no Patos Online)
Vitalidade: essa é a palavra que define o senhor José Ivo, de 73 anos, que reside no Bairro Morro, em Patos. Na manhã desta quinta-feira, dia 14, ele foi encontrado mais uma vez pedalando pelas ruas da cidade. São 55 anos de pedaladas!
Zé Ivo, como é mais conhecido, é pedreiro e relata que a bicicleta que se tornou o principal meio de transporte dele foi comprada em 1964. “Custou um conto e dez réis! Fiz um sacrifício para comprar e ela está comigo até hoje. É muito boa! ”, diz o comunicativo pedreiro.
A bicicleta Monark é conhecida pela resistência. Diferentemente das bicicletas modernas da atualidade, a bicicleta do senhor Zé Ivo é pesada e exige pedaladas firmes. O idoso ainda coloca ao bagageiro uma caixa plástica que é usada para transportar as ferramentas usadas no dia a dia da profissão.
O transporte do senhor Zé Ivo é a fonte da sua vitalidade, pois o exercício físico diário com bicicleta melhora a respiração, ajuda nas funções cardíacas e é um veículo ecologicamente sugerido diante do trânsito cada vez mais caótico e poluente.
Comentário do programa – Faz tempo que não uso uma bicicleta convencional. Mas as caminhadas diárias e a utilização da bicicleta ergométrica da academia do prédio onde eu moro em Jampa, garante a minha vitalidade, apesar da mesma idade de Zé Ivo. É possível envelhecer bem, com exercícios físicos e uma alimentação saudável. Sem cachorro quente, frituras salgadas e refrigerante. (LGLM)