Por Paulo Costa Sexta-Feira – 15 de Fevereiro de 2019
A Superintendência de trânsito e transporte público do município de Patos, STTRANS – através do Núcleo de Engenharia de Tráfego do órgão, realizou um estudo viário no entroncamento das ruas: Horácio Nóbrega com Moacir Leitão, para verificar a classificação das vias, contagem volumétricas de todos os movimentos possíveis e análise histórica de acidentes.
Baseado na análise destes pontos, foi apresentada à Sttrans, a proposta de instalação de uma rotatória, com dimensões e características apropriadas, permitindo uma circulação do trânsito de forma ordenada, contínua e segura, naquele local.
Segundo o Superintendente da Sttrans, Jefferson Melquíades, as novas mudanças irão surtir os efeitos necessários para garantir uma melhor mobilidade urbana.
“As minis rotatórias urbanas com ilha central física, como esta que vamos implantar, além do baixo custo de implantação, quando comparado ao semáforo, por exemplo, reduzem os números de pontos de conflitos, aumentando a segurança viária; elas também diminuem de forma natural a velocidade na interseção, além de reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes, pela eliminação da rápida aceleração e desaceleração das interseções”, disse Jefferson.
As mudanças estão previstas para começar na próxima terça-feira, dia 19 de fevereiro.
Comentário do programa – Aquele cruzamento está realmente necessitando de providências. Para ali aflui o trânsito que vem da rua Enaldo Torres Fernandes pela Moacir Leitão e tem hora que se cria um conflito entre os que transitam pela Horácio Nobrega e os que vêm da Moacir Leitãp. A rotatória talvez seja realmente mais prática do que um semáforo. (LGLM)