Vereadores aprovam projetos de leis para nomeação de ruas no Monte Castelo e pedem melhoria na mobilidade urbana (com comentário nosso)

By | 17/02/2019 6:10 am

(Assessoria da Câmara)

 

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 14, na Câmara Municipal de Patos, foram votados, em primeira votação, 27 projetos de lei de nomeação de ruas no Bairro Monte Castelo, reivindicação vinda do projeto ‘Câmara no seu bairro’. Dentro desses PL’s, os vereadores também apresentaram projetos para nomeação de ruas no Jardim assunção, Sete Casas e São Sebastião.

 

Ainda na sessão, o vereador Ferré Maxixe apresentou requerimento encaminhado ao Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca alevinos para peixamento de açudes do município de Patos.

 

“Todos os açudes da região estão secos e não tem peixes para abastecer os açudes. Isso é muito importante para o homem do campo que é lá onde ele vai buscar a sua alimentação. O homem do campo quando não tem carne na mesa, vai ao açude e pega um peixe pra completar a sua alimentação e esse peixe, além de ficar na agricultura, vem também para o comércio”, justificou Ferré sobre sua reivindicação.

 

Já o vereador Cambirota solicitou do Secretário de Serviços Públicos a realização de serviço de limpeza na rua Duque de Caxias, localizada no centro de Patos, trecho que fica por trás do Moinho Patoense, bem como a limpeza na travessa Alício Barreto, no bairro Maternidade. Encaminhado ao prefeito interino, o vereador apresentou requerimento solicitando que o poder executivo construa uma creche no bairro Maternidade “para atender toda aquela comunidade que necessita deste serviço para melhor qualidade de vida”, disse.

 

Já ao Superintende da STTRANS, Cambirota cobrou a instalação de redutores de velocidade nos seguintes locais da cidade: Rua Janúncio Nóbrega, no bairro liberdade, no trecho do número 137; Rua Maria de Sousa Barreto, no bairro Maternidade, trecho por trás da Panificadora Nova Aliança; Rua João Maria, bairro Maternidade.

 

Comentário do programa – Um cuidado que os vereadores precisam ter na nomeação de ruas. É colocar o nome pelo qual a pessoa é mais conhecida. Para isso bastariam dois nomes. Nas Sete Casas há uma rua Pedro Saraiva Moura, agrônomo da Emater  que conheci e que era conhecido simplesmente como Pedro Saraiva. O pessoal da rua reduziu o nome apenas para Pedro Moura que ninguém sabe quem é. Existiu um Pedro  Moura, pai do jogador Mário Moura, e que merece também uma homenagem, mas não é a ele que se refere a homenagem feita nas Sete Casas. Tem uma rua denominada doutora Vilani Kehrle Szelmenzi, quando a saudosa médica pediatra era conhecida apenas como doutora Vilani Kehrle. Se falarem em doutora Vilani Szelmenzi ninguém saberá que era. Uma saída seria na placa indicativa da rua fazerem a redução para ninguém mudar o nome do homenageado. Aprovaram uma rua Brochó que ninguém sabe a quem homenageia, pois os Brochós, tradicional família onde havia muitos sapateiros, são centenas em Patos. (LGLM)

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *