Dr. Umberto Joubert assume pasta da Saúde em Patos e comenta sobre suas pretensões como gestor (com comentário nosso)

By | 14/04/2019 7:17 am

 

(Coordecom)

 

O recém nomeado secretário municipal de Saúde da Prefeitura de Patos, o médico Umberto Joubert, falou aos veículos de imprensa nesta sexta-feira (12) e na oportunidade comentou sobre vários pontos importantes e inerentes à pasta que o mesmo assumiu.

 

Umberto contou que o prefeito Sales Junior pediu celeridade na elaboração de um diagnóstico da saúde na cidade de Patos, com o intuito de buscar resoluções rápidas.

 

Portanto, na noite de quinta-feira o secretário já visitou o Pronto Atendimento Maria Marques, no bairro Jatobá, e lá teve uma conversa amistosa com a diretora. Na manhã da sexta, dia 12, o secretário visitou a unidade Básica de Saúde Walter Ayres, onde conversou com médico, dentista, servidores e, principalmente com os usuários, buscando saber de perto a real situação da saúde no município.

 

Na tarde da sexta, o secretário também visitou a UPA do Campo da Liga, buscando informações sobre os atendimentos e ainda tentando elaborar formas de melhorar o que já vem sendo ofertado à população.

 

Ainda durante sua participação nos programas de rádio, Umberto Joubert foi indagado sobre algumas demandas pendentes, a exemplo da oferta de mamografias, que segundo informou, já estão sendo providenciadas, além de outras demandas referentes à falta de materiais de expediente e outras questões pontuais.

 

Ele ainda aproveitou o ensejo para anunciar que nesta sexta pela manhã o município recebeu uma carga expressiva de medicamentos destinados à farmácia básica.

 

As licitações também foram citadas pelo secretário, como trâmites importantes para que o município consiga avanços na saúde. Portanto, garantiu que terá bastante cautela neste quesito.

 

Sobre a qualidade dos serviços de saúde no município, Umberto destacou que a população tem direito a um bom tratamento, e que vai buscar oferecer ainda mais condições para que os servidores da saúde consigam prestar um serviço ainda mais humanizado e focado no bem estar dos usuários.

 

Comentário do programa – Dois comentários cercaram a nomeação do Dr. Umberto Joubert para Secretário de Saúde do Município. Um deles foi a sorte de Sales Júnior em encontrar um médico disposto a assumir o cargo. Segundo se comenta cinco ou seis outros médicos teriam sido sondados e não aceitaram o convite. Um dos motivos para a recusa dos médicos, além do baixo salário pago a um Secretário, quando como médico pode ganhar muito mais como profissional liberal ou no serviço público, e a dificuldade encontrada para disciplinar os colegas médicos na sua secretaria, nem sempre dispostos a cumprir a jornada de trabalho para a qual foram contratados, este um dos maiores problemas da área de saúde. A ausência de médicos nas USF não é por falta de médicos nomeados ou contratados, mas pela dificuldade em fazer muitos deles cumprirem as suas jornadas de trabalho, motivo inclusive da exigência do Ministério Público para que se adote o ponto eletrônico nas unidades de saúde. Tendo recusado inicialmente, Dr. Joubert teria sido convencido a aceitar pelo deputado Nabor Wanderley. O outro comentário é com relação a de quem seria a indicação do novo Secretário, o que é negado pelo Prefeito Sales Júnior, que garante que a escolha foi exclusivamente sua. Para alguns, o Sr. Umberto Joubert seria a alternativa preparada pelo grupo Motta para  as eleições de 2020, quando o Dr. Joubert poderia ocupar uma vaga de vice ou até de candidato a prefeito para enfrentar uma futura candidatura, altamente competitiva, do Dr. Érico Djan. Ou até uma tentativa de reeleição de Dinaldinho, no caso de um muito provável retorno ao cargo. Dr, Joubert faz parte de um grupo político forte na região e seria certamente um reforço importante para o grupo Motta, a nível local. Conhecemos superficialmente o Dr. Joubert, que inclusive nos apoiou culturalmente no programa, mas seu pai, Dr. Umberto é velho amigo nosso, casado na família Morais. Desejamos muita sorte ao Dr. Joubert e temos certeza de que ele vai precisar disto. Competência não lhe falta e apoio de uma família de muitos médicos. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *