(Coordecom)
Dando continuidade à reestruturação do quadro de secretariado do município de Patos, o prefeito interino Sales Júnior nomeou mais três nomes para as pastas de Serviços Públicos, Controle Interno e Defesa do Consumidor (PROCON Patos).
Para a Secretaria de Serviços Públicos retorna ao cargo Raniere Ramalho, nome já conhecido pela população devido serviços prestados por muitos anos à frente da pasta.
“Primeiramente agradeço a Deus esse momento, e agradeço também ao prefeito interino que me fez o convite. Quero aqui pedir a colaboração da população de Patos, pois nosso costume é trabalhar ouvindo a população,” disse Raniere.
Já a Secretaria de Controle Interno quem assume é Jadson Gablo, técnico em Contabilidade e concluinte do Curso de Contábeis, que possui carreira na área de assessoria de administração pública e licitações.
“Tenho um trabalho na área pública há 19 anos. Então o prefeito Sales nos ofertou esse convite para ficar a frente da pasta, para que possa subsidiar nessa parte da controladoria e na parte também da contenção de gastos e licitações,” considerou Jadson.
Quem assume o PROCON Patos é a bacharela em Direito e pós-graduada em Direito do Consumidor, Adália Rachel da Rocha Mota.
“Hoje pela manhã já estivemos conhecendo a equipe e vamos buscar trabalhar em sintonia para dar andamento nas ações. Também esperamos criar novas ações e projetos para enriquecer ainda mais o nome do PROCON,” disse a nova secretária.
Comentário do programa – Raniere Ramalho é por demais conhecido da população pela excelentes atuações que já teve no cargo, considerado por muitos como um dos melhores secretários que passaram pela pasta. Desconheço a experiência dos demais na administração pública. O fato de possuir pós-graduação em Direito do Consumidor dá certamente a Adália o conhecimento para bem exercer a função. Mas a grande interrogação é sobre a capacidade intelectual e a idoneidade do novo Secretário de Controle Interno, uma das funções mais importantes da administração pública. É ele uma espécie de filtro para todas as decisões da administração. As decisões passam pelo seu exame para que examine a legalidade dos atos administrativos. A escolha do Secretário de Controle Interno e o respeito que o chefe do Poder Executivo tiver aos seus pareceres é o espelho da administração pública. Um secretário eficiente indicará ao prefeito ou governador quais decisões atendem aos princípios da probidade administrativa e evitará que o executivo incorra em qualquer ato de improbidade. Se o prefeito ou governador for bem intencionado seguirá os pareceres e conselhos do secretário que esteja realmente à altura daquela função. Um prefeito mal intencionado ou coloca no cargo um secretário de controle interno despreparado ou não atenderá a um secretário que esteja realmente à altura do cargo. Vamos torcer por que Sales Júnior tenha acertado na sua escolha e atenda aos pareceres do seu secretário. (LGLM)