Fiscalização do Trabalho vai ao Sertão promover inserção de deficientes em empresas da Região

By | 26/05/2019 7:45 am

Auditores do Trabalho deverão se dirigir esta semana (27 a 31/05) às cidades de Patos, Sousa e Cajazeiras promover a inserção de deficientes ou reabilitados pelo INSS em empresas da região. Toda empresa (matriz mais filiais) que contar com mais de cem empregados é obrigada a ter no seu quadro um determinado número de deficientes e trabalhadores reabilitados. Segundo a legislação as cototas são determinadas pelo número de empregados da empresa como um todo, de acordo com os seguintes totais:
I – de cem a duzentos empregados, dois por cento;
II – de duzentos e um a quinhentos empregados, três por cento;
III – de quinhentos e um a mil empregados, quatro por cento;
IV – mais de mil empregados, cinco por cento.

No caso de Patos, Sousa e Cajazeiras, há em torno de seis empresas em cada cidade que estão obrigadas a admitir os deficientes e/ou reabilitados. Estas empresas serão visitadas esta semana, quando será feito um cálculo da necessidade de cada uma e dado um prazo para que sejam admitidos os deficientes ou reabilitados pelo INSS, necessários para o cumprimento da lei. Algumas empresas já estão atendendo parcialmente o que determina a lei, mas assim como as outras deverão atingir as cotas determinadas pela legislação específica.

Para que seja admitido no programa, o deficiente deve portar um laudo emitido por entidades oficiais, médicos do trabalho ou médicos especialistas que tratam as diversas deficiências. A lei prevê os tipos de deficiências que dão direito à inserção e o laudo tem que abordar claramente a deficiência e definir se o candidato realmente se enquadra na exigência das leis. Um laudo mal elaborado pode comprometer o ingresso do candidato. Por isso, é bom se informar do órgão se ele está ciente das exigências feitas pela legislação. Em Patos há uma entidade, ligada à Secretaria de Saúde do Município, o CER, (Centro Especializado em Reabilitação) que funciona na rua Vidal de Negreiros, ao lado da casa de Dr. Rivaldo Medeiros.

As cidades de Sousa e Cajazeiras podem ser atendidas pela FUNAD/CER, um órgão estadual, que funciona no Conjunto Mutirão, próximo à UFCG, na cidade de Sousa. Os interessados devem procurar o Centro Especializado em Reabilitação.

Estas entidades são autorizadas a emitir laudos que habilitam os deficientes a disputar vagas no programa de inserção de deficientes no mercado de trabalho. Médicos do Trabalho e especialistas nos diversos tipos de deficiência também podem emitir laudos mas é bom que procurem se informar sobre os detalhes que devem constar destes autos, para que o trabalhador não seja prejudicado na sua demanda.

No caso de trabalhadores reabilitados os laudos podem ser fornecidos pelo próprio INSS.

Chamamos a atenção dos interessados em se colocarem no mercado de trabalho, no caso de deficientes e reabilitados que as empresas normalmente vão procurar interessados, no SINE, órgão estadual existente em Patos (funciona no Rodoshopping) e em Cajazeiras (funciona da Casa da Cidadania, no Shopping). Nestes locais você pode se cadastrar para futuras inserções.
(Luiz Gonzaga Lima de Morais)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *