Ao invés de anunciar greve, SINFEMP devia denunciar inchaço da Folha da Prefeitura (com comentário nosso)

By | 09/06/2019 9:15 am

 

Assembleia do SINFEMP define que servidores da Saúde de Patos entraram em greve caso haja atraso nos próximos vencimentos

(Patos Online)

O vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), sindicalista José Gonçalves, falou à imprensa nesta quinta-feira, dia 6, e na oportunidade contou como transcorreu a assembleia que aconteceu com a participação dos servidores efetivos da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Na pauta de discussão constavam assuntos referentes ao atraso de salários, pagamento do PMAQ, implantação das progressões verticais e horizontais, melhores condições de trabalho, entre outros pontos elencados.

 

Ao final da assembleia foi deliberado que, caso a Prefeitura Municipal de Patos atrase os salários dos servidores municipais da Saúde, ou seja, não pague os salários até o último dia do mês trabalhado, no dia seguinte os servidores entraram em greve por tempo indeterminado.

 

Comentário do programa – Quem conhece a realidade do nosso município sabe que um dos nossos maiores problemas é uma folha de pagamento inchada e a necessidade de pagar em dia a estes servidores. Por isso fiquei animado quando ouvi a notícia de que o sindicato estava reunido com representantes da administração municipal examinado o quadro de servidores para identificar quais são os servidores desnecessários para que se faça um enxugamento da folha, uma das maneiras de a Prefeitura ter mais dinheiro disponíveis para honrar seus compromissos. Agora estou ansioso para saber o resultado deste trabalho do sindicato junto à administração. Quando vão começar o enxugar a folha, dispensando contratados e comissionados desnecessários? Que não se perca de vista que para dispensar uma parte dos contratados, a administração vai precisar fazer trabalhar muitos efetivos que são muito ágeis em reclamar os atrasos nos pagamentos, mas pouco dispostos a realmente trabalhar. Como o sindicato vai contribuir para convencer muitos dos seus associados de que eles precisam fazer jus ao salário que tanto reclamam? Seria interessante que o Sindicato  informasse ao público quem está ganhando sem trabalhar, sejam contratados, comissionados ou efetivos. Seria uma forma de a população fiscalizar qual a utilidade destas pessoas para a administração municipal. E no caso de contratados e comissionados seria interessante saber quem os indicou e quem os apadrinha para que continuem “mamando nas tetas da viúva”. Já que o sindicato reclama tanto (e com razão dos atrasos de salários) ameaçando com uma greve que só vai prejudicar as pessoas mais carentes, seria bom que o sindicato, já que tomou conhecimento de quem é quem na Folha de Pagamento, passasse essa informação para a população. Que tem todo direito a esta informação. Por falar nisso, seria interessante que o ilustre vereador Ivanes Lacerda que disse que havia cerca de seiscentos servidores desnecessários na Prefeitura também “desse nome aos bois”. Ou vazasse os nomes para a imprensa, que, tenho certeza, saberia respeitar o sigilo da fonte. Sugestão que serve também para o sindicato. Se não têm coragem de denunciar quem são os fantasmas e parasitas, vazem a informação para a imprensa. Muitos colegas, eticamente, respeitarão o sigilo da fonte. E, se houver a informação adicional de quem patrocinou cada indicação, melhor. A gente saberá quem está colaborando para paralisar a administração. (LGLM)

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *