Diante da ameaça de vereadores não aprovarem o projeto de desafetação de terrenos para SIDUCA construir, Sales pediu que projeto fosse retirado de pauta (com comentário nosso)

By | 23/06/2019 9:51 am

 

Procurador garante que desafetação de trechos de ruas contribuirá na geração de emprego e renda para o município

Usando de sua atribuição legal como poder executivo, a Prefeitura Municipal de Patos enviou para análise da Câmara de Vereadores, dois projetos de lei que tratam da Desafetação de um trecho da via pública denominada Rua Projetada 08, (12,00×53,00×12,00×52,50), com área de total de 633,00 m², localizado no Loteamento Planalto Cicero Torres, Bairro Sete Casas – Patos-PB.

 

Os dois projetos tiveram como base o pedido da LN Locadora de Veículos Ltda, localizada bem próximo às referidas áreas. De acordo com a própria empresa, a desafetação não prejudica os acessos e as demais quadras e lotes remanescentes do referido Loteamento.

 

O objetivo da empresa é fundir os lotes adjacentes e formar uma única área total com 1.457,00 m2, para construção e instalações da concessionária RENAULT, de propriedade da mesma Empresa. Ainda de acordo com a LN Locadora, com esta ampliação, estima-se que serão contratados mais 30 funcionários diretos.

 

Além de gerar renda para o município por meio de impostos e taxas inerentes, o empreendimento estimado no valor de R$3.000.000,00, (três milhões de reais) também promete diminuir os índices de desemprego no município.

 

O procurador da Prefeitura Municipal de Patos, Jonas Guedes, explicou que trata-se de um pedido comum e que em nada visa prejudicar o município.

 

Jonas citou como exemplo semelhante, a doação do terreno onde foi construído o empreendimento Atacadão.

 

“A população pôde ver que a gestão da época acertou, que a casa legislativa da época acertou, tendo em vista que o empreendimento está gerando emprego e renda para o município”, ressaltou.

 

Ele ainda mencionou que o Patos Shopping também foi um projeto abraçado pelo poder executivo e pelo poder legislativo, com o intuito de facilitar a chegada de novos empreendimentos capazes de contribuir com o crescimento da cidade, através da geração de emprego e renda, além dos impostos injetados.

 

No tocante ao pedido da LN Locadora de Veículos Ltda, o procurador ainda esclareceu que o empresário responsável provocou a gestão no sentido de analisar a viabilidade da desafetação de pedaços de ruas que sobraram, após a desafetação e doação da área para construção do Atacadão.

 

“Ou seja, é algo similar, porém, são áreas bem reduzidas”, frisou.

 

Portanto, os dois projetos foram devidamente encaminhados para análise dos vereadores, tendo em vista que não apresentam qualquer intenção que não seja o fomento ao desenvolvimento e à geração de emprego e renda para a cidade de Patos.

 

Comentário do programa – Segundo o noticiário, Sales Júnior teria retirado os projeto da Câmara para estudar mais detidamente a questão, mas o que se sabe nos bastidores é que não teria quórum aprovação do projeto, uma vez que os vereadores em sua maioria seriam contra. Não vemos consistência na reação dos vereadores. Está se tornando tradição em Patos, se colocar todo tipo de dificuldade para a implantação de novos projetos privados na cidade. O Patos Shopping quase não tinha a construção iniciada por dificuldades impostas nos bastidores da Prefeitura. Parece que alguém queria “levar algum”. Há alguns anos, o empresário João Claudino ficou escandalizado por que lhe concederam um título de cidadão e queriam lhe cobrar pela aprovação da comenda. Causou surpresa o interesse dos vereadores para aprovar um projeto concedendo isenções fiscais para a construção de um hospital por um grupo da cidade de Sousa. Parece que os empresários já haviam convencido antecipadamente os vereadores. O erro de Siduca talvez tenha sido conversar com apenas um vereador, enquanto os outros pensavam que havia algum interesse deles que podia ser atendido. “Conversando a gente se entende”. De surpreender é que Sales, conhecendo os seus pares, não tenha previsto o interesse pessoal que o caso despertaria na maioria. E talvez queira comandar o convencimento. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *