Em clima de alegria, reflexão e unidade, Diocese abre seu Congresso Missionário

By | 14/07/2019 6:19 am

 

Publicado em diocese em julho 13th, 2019

 

Com o título “Discípulos e discípulas missionários para uma igreja em saída”, teve início ne noite desta sexta-feira (12) na UNIFIP, em Patos, o 1º Congresso Missionário Diocesano desta igreja particular. De forma calorosa e em clima de muita fé, unidade e reflexão a cidade, que é sede da diocese e morada de Nossa Senhora da Guia, recebeu missionários de todos os municípios que integram o território desta diocese, para participar do grande evento em comemoração ao aniversário de 60 anos de sua criação e instalação.

 

Grande logística foi montada para acolher e atender aos congressistas que se deslocaram de suas paróquias a fim de participar do evento, ponto alto dos festejos e comemorações. Cerca de mil e quinhentos missionários e congressistas, advindos de todas as paróquias, participam do evento com muito entusiasmo e fé.

 

A cerimônia de abertura teve inicio às 19h30 no ginásio da UNIFIP com a participação da quase totalidade do seu clero e com as presenças do arcebispo da Paraíba, D. Manoel Delson; além de D. Esmeraldo Barreto de Farias – Bispo auxiliar de São Luiz/MA e D. Magnus Henrique Lopes – Bispo diocesano de Salgueiro/PE.

 

Em sua fala, na cerimônia de abertura, o bispo diocesano, D. Eraldo Bispo da Silva, fez uma saudação a todos os representantes da mesa solene de abertura, em especial aos senhores bispos conferencistas e agradeceu à UNIFIP, na pessoa do senhor João Leuson, representado pela senhorita Alana Candeia e a todos os apoiadores. Agradeceu ainda aos padres Espedito Caetano, coordenador diocesano de pastoral, ao padre Elias Ramalho, coordenador das equipes do evento e a todas as pessoas que se doaram para esta realização.

 

Continuando seu pronunciamento, Dom Eraldo lembrou que foi traçado com cuidado e antecedência um perfil deste Congresso, cujas temáticas estão em sintonia com as necessidades atuais da diocese e em comunhão com a eclesiologia do Para Francisco e o episcopado brasileiro.

 

Olhando a realidade e a missão da igreja Dom Eraldo afirmou que “o discípulo não pode permitir uma cultura de indiferença, mas vivenciar a comunhão e a sinodalidade (caminhar juntos)”.

 

Para nortear todo o Congresso Missionário, concluiu Dom Eraldo: “este momento é uma chegada agradecida e uma partida comprometida”.

 

Após a fala do bispo diocesano, o Chanceler da Cúria, Padre Rodrigo Trindade, leu uma carta enviada pelo núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d´Aniello, justificando a sua ausência no Congresso Missionário e ao mesmo tempo parabenizando a realização do evento.

 

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luiz, foi o primeiro conferencista do congresso que tratou de forma dinâmica e com propriedade o tema “Discípulos e Discípulas Missionários para uma Igreja em Saída“. Em sua explanação Dom Esmeraldo destacou que a missão nasce do coração de Deus e que somos chamados, enquanto igreja, para num ato de compaixão, irmos ao encontro das pessoas que mais necessitam, sobretudo aquelas que encontram-se nas periferias humanas e existenciais.

 

O Congresso Missionário também proporcionou um importante momento cultural com a apresentação especial do Coral da Catedral de Nossa Senhora da Guia.

 

Uma representação de todas as irmãs religiosas presentes e atuantes no território da diocese de Patos, Coordenou a oração de encerramento do primeiro dia do Congresso Missionário.

 

Após o encerramento, foi concedida uma entrevista coletiva aos meios de comunicação sobre o congresso e a realidade atual da igreja.

 

O Congresso Missionário continuou na UNIFIP até esta tarde com conferências e oficinas, com participação dos congressistas.

 

Neste sábado às sete e meia da noite aconteceu, no Largo Dom Gerardo, um Show Missionário com apresentação de vários artistas de música sacra e religiosa.

 

Logo mais às 17 horas acontecerá no Largo Dom Gerardo, ao lado da Catedral, a Celebração de Encerramento do Congresso Missionário Diocesano que faz parte das comemorações dos sessenta anos da Diocese de Patos.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *