(Patos Online, com áudio de Adilton Dias)
O promotor de Justiça Uirassu de Melo Medeiros, falou a imprensa nesta quinta-feira (11), e na oportunidade comentou sobre como transcorreu a fiscalização conjunta entre Ministério Público Estadual e Procons Estadual e Municipal, além de outros órgãos, envolvendo supermercados, postos de combustíveis e agências bancárias da cidade de Patos.
A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 10.
De acordo com o promotor, nas agências bancárias foram identificados problemas considerados comuns, a exemplo de demora nas filas de espera, falta de assistência a pessoas com necessidades especiais, entre outras falhas passíveis de autuação por parte dos órgãos fiscalizadores.
Uirassu ainda ressaltou que os problemas mais críticos foram no tocante ao fornecimento de combustíveis aos consumidores e estoque de mercadorias em supermercados da cidade.
Ouça mais detalhe na entrevista que segue.
Comentário do programa – Muito oportunos eventos desta natureza. Seria interessante que acontecessem com mais frequência, já que muitos empresários só obedecem à legislação quando são pressionados pela fiscalização. As instituições locais, muitas vezes, são lenientes com os empresários da cidade, tornando-se necessária a vinda de entidades estaduais para uma fiscalização mais eficiente. Todos sabemos que empresários do comércio de combustível, por exemplo, não primam pela qualidade dos seus produtos e só repassam para os combustíveis os aumentos de preços, nunca a queda deles. No comércio de gênero alimentícios em muitos estabelecimentos não há o necessário cuidado com a validade dos produtos expostos à venda. Ao consumidor cabe o cuidado na hora de comprar. Eu, por exemplo, não abasteço minha moto, nem o veículo do Ministério, em todo posto de gasolina, nem faço minhas feiras de solteiro (aqui em Patos) em todo estabelecimento. Quanto aos bancos, não tenho maiores problemas porque só vou lá para sacar ou retirar raramente um talão de cheque nos caixas eletrônicos. Para o resto uso a internet e o cartão magnético. (LGLM)