98 anos de seu Antônio Joaquim, um dos comerciantes mais antigos de Patos

By | 21/07/2019 6:56 am

 

(Folha Patoense)

 

Nesta quinta-feira, 18, o comerciante Antonio Joaquim da Silva, conhecido morador da Rua Nelson Rodrigues, no Bairro Santo Antonio, fez 98 anos de idade.

 

Nasceu em Patos no distante ano de 1921. É casado há 74 anos com a pombalense Maria Ana Pereira da Silva, de 89 anos, com quem teve 11 filhos: José Antonio (falecido); João, Lourival, Edival, Aldo, Antonio Silva (nosso companheiro aqui na Espinharas), Lia, Terezinha, Geraldina e Geralcina (gêmeas), e Maria Bethânia.

 

Seu Joaquim é comerciante desde 1958. “Meu pai vendeu frutas durante muitos anos no Mercado Central e viajou muitas vezes para Campina Grande, onde comprava parte das frutas que negociava em Patos. Depois, a pedido de minha mãe, deixou a profissão de feirante e passou a dedicar-se à sua mercearia, comercio que mantém até os dias hoje na casa onde mora”, disse o radialista Antonio Silva, filho do aniversariante.

 

Antonio Joaquim da Silva, que também trabalhou na construção de açudes em Patos e região, é um homem muito religioso, dedicado à família e gosta muito de ouvir rádio, especialmente a Espinharas, onde seu filho trabalha.

 

Tem como principal distração a sua mercearia, onde passa praticamente todo o dia.

 

Aprendeu a ler e escrever praticamente sozinho e faz contas de cabeça.

 

Acorda cedo e por volta das 7 horas já está no batente.

 

Todas as noites, antes de dormir, reza pedindo pelos filhos. Ele cita o nome de cada um dos filhos e quando está rezando aponta para o lado da casa de cada um.

 

É um homem de muita fé. Uma vez tentaram assaltá-lo e apontaram uma arma contra ele. Numa distração do bandido ele segurou rapidamente no cano do revólver, o assaltante tentou disparar e, como não conseguiu, fugiu. Ao ser indagado o porquê de ter feito aquilo ele disse que não tinha medo e que Deus faria com que saísse da arma apenas água.

 

Comentário do programa – Queremos aqui parabenizar a “seu” Antônio (meu pai também se chamava Antônio) por este aniversário que bem queria eu meu pai tivesse comemorado. Meu amigo Toinho Silva tem a sorte que eu não tive: comemorar uma data tão bonita. Um abraço para os dois. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *