A história viva de Patos

By | 21/07/2019 5:55 am

UMA POR DIA… crônica diária de Misael Nóbrega de Sousa (19/07/2019) (veja comentário nosso)

 

Quinta-feira (18), participei no auditório da fundação Ernani Sátiro (FUNES), de uma palestra da professora Zoetânia Nóbrega, minha confreira no Instituto Histórico e Geográfico de Patos (IHGP), intitulada:  Reflexão sobre a “história de Patos”, no ensino fundamental.

 

Diferentemente da dinâmica convencional, Zoetânia preferiu provocar os presentes sugerindo que contassem as suas experiências, ligadas aos temas que melhor se identificavam com eles, fosse por curiosidade/pesquisa ou por vocação/trabalho.

 

E não é que deu certo! O que se viu foi a remontagem da história patoense numa aula viva, pois como já dissera numa crônica que fiz outro dia: cada um de nós é um livro aberto com todas as letras caindo e um mundo inteiro nos abrindo caminho.

 

O resumo da história durou o tempo da costura… – Um discurso organizado em tessituras para não haver disputas – Ali, tivemos a oportunidade de ser. E eu me vi nos relatos de todos: ora menino ora meu pai e fui indo e fluindo até que sumi para dentro das páginas como em Alice no pais das maravilhas.

 

Esta cidade é o meu extrato de mundo. Cada beco tem o meu hálito. A relação mais fiel de um indivíduo com a sua gente é quando ele faz questão de ser terra, semente. Aqui, “quando pararem todos os relógios de minha vida” repousarei o meu corpo sofrível e devolverei tudo o que dela tenho tirado. Agradeço a professora Zoetânia pela oportunidade de respirar o mesmo ar que nos condena. E entre um fôlego e outro, eu digo: valeu a pena.

 

Misael Nóbrega de Sousa*

 

Comentário do programa – Da capacidade de Zoetânia é ocioso falar. Uma sumidade. Quanto ao colega Misael Nóbrega está dando mostras sobejas de sua capacidade profissional no comando do jornal Notícias da Manhã, apresentado junto com outro excelente profissional, Genival Junior, de segunda a sexta, de 6 às 8 da manhã, nesta nova Espinharas FM 97,9, em que você está me ouvindo. Se você não o escutou ainda, não sabe o que está perdendo. É um dos melhores noticiários da cidade, com análises e comentários que fazem os ouvintes entenderem os fatos que são noticiados, além de entrevistas esclarecedores sobre os mais diversos assuntos. (LGLM)

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *