(Coordecom)
A Prefeitura de Patos, por intermédio da Secretaria de Agricultura, participou nesta sexta-feira, 19 de julho, na agência do Banco do Nordeste, em Patos, de uma reunião para a apresentação do Programa de Desenvolvimento Territorial-PRODETER, que tem por finalidade trabalhar o desenvolvimento da bovinocultura leiteira em Patos e região.
O encontro contou também com as presenças do Agente de Desenvolvimento do BNB, Tiago Medeiros Araújo; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos, Sebastião dos Santos Lima; do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Manoel Messias dos Santos; da representante do Sebrae – Patos, Sônia Martins; do vereador Ferré Maxixe, (DEM); do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patos, José Martins Hermínio, e de Antônio Esdras Filgueiras, representando a Empaer-PB.
Para o agente de desenvolvimento do BNB, Thiago Medeiros, o PRODETER tem por finalidade trabalhar o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira, visando a recuperação da econômica para os produtores do setor.
“Esse projeto tem por finalidade trabalhar a estruturação da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira, desde a produção até a venda do produto, passando pelo beneficiamento, insumos, compra de animais e recuperação das fazendas”, explicou o representante do BNB.
O secretário de agricultura do Município de Patos, Júnior Guedes, disse que a iniciativa é de fundamental importância para discutir alternativas para a recuperação leiteira em Patos e região.
“O Banco do Nordeste tá atuando fortemente para alavancar a pecuária de leite e ajudar no melhoramento da produção em toda a região”, afirmou o secretário de agricultura, Júnior Guedes.
Manoel Messias dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, classificou a iniciativa como importante para a recuperação da atividade leiteira no Município.
“A partir a gente vai começar o nosso trabalho, para que possamos fortalecer a produção de leite. Com certeza iremos dar todo apoio ao PRODETER, através do conselho”, afirmou Manoel Messias.
A reunião também definiu a formação do conselho gestor do programa, que terá a frente o secretário de agricultura do Município, Júnior Guedes. Na vice-presidência ficou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Sebastião dos Santos Lima.
Comentário do programa – Muito boa a ideia do Banco do Nordeste. Esperamos que a administração municipal saiba aproveitar a parceria e consiga alavancar a pecuária leiteira do município. Para os amigos da Comunicação uma observação. Parece que está faltando um bom fotógrafo na equipe. (LGLM)