(Patos Online)
A Câmara Municipal de Patos realizou na noite desta quarta-feira (24), uma Sessão Solene em homenagem aos 88 anos de existência da Filarmônica 26 de Julho, que já se tornou um patrimônio cultural a cidade.
A Sessão, de autoria do vereador Paulinho Lacerda, contou com a presença dos músicos e maestros da Filarmônica, ativistas culturais e historiadores que foram homenageados pelos vereadores.
O maestro Marclean Pereira falou sobre o momento e demonstrou entusiasmo diante da homenagem prestada pelo poder legislativo. Ele reafirmou que tem sido um privilégio poder continuar dando sequência ao trabalho da Filarmônica 26 de Julho, destacando também a importância dos músicos que compõem o grupo.
Marclean também aproveitou a oportunidade para externar que todos os músicos do grupo estão ansiosos para ter de volta a Escola de Música no bairro Belo Horioznte, como sede oficial da Filarmônica 26 de Julho.
Ele explicou que este seria um presente mais que bem vindo, caso a gestão municipal aceite devolver a antiga sede para os músicos, pois ele acrescentou que trata-se de dar mais espaço e comodidade para que os trabalhos sejam realizados.
Comentário do programa – Agora durma-se com uma zuada dessas. Há pouco mais de dois anos, acompanhamos o prefeito Dinaldinho a uma reunião com os músicos na ora reivindicada sede. Na oportunidade Joaquim do Clarinete apresentou ao prefeito um pleito que dizia ser da maioria dos músicos. O retorno da banda para sua antiga sede na Praça João Pessoa. Estranhamos o pedido pois nos pareceu que o local era muito mais apropriado, com algumas poucas melhoras como o isolamento acústico de algumas salas para ensaio dos músicos. Mas como o pleito era dos músicos achei que eles tinham lá suas razões. Agora vem o maestro Marklean cobrar o retorno para a velha sede. Bem, pode ser que a maioria tenha mudado com a incorporação dos novos músicos. Que seja feita a vontade da maioria, mas continuo acreditando que Marklean tem razão. (LGLM)