(Coordecom)
O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, esteve nesta sexta-feira, dia 18 de Outubro, em Campina Grande, reunido com o prefeito Romero Rodrigues e secretariado. Na ocasião, Ivanes, em companhia do Procurador do município de Patos, Jonas Guedes, e do Secretário de Controle Interno, Adriano Amorim, foi buscar conhecer a metodologia do aterro sanitário de Campina Grande, tendo como forma adotada a iniciativa Público Privada.
“O aterro de Campina Grande é uma forma exitosa, tem dado muito certo, resolveu o problema que Campina Grande tinha assim como Patos tem hoje. Então, viemos buscar experiência, ver como é feito e do que pode ser adaptado a Patos”, explicou o prefeito interino. Romero Rodrigues deixou o seu secretariado à disposição do município de Patos, uma vez que o prefeito de Patos já observou algumas medidas que podem ser já adotadas por Patos para revolver, o mais breve possível, o lixão da cidade.
Na última terça-feira, dia 15, o prefeito interino de Patos esteve participando de uma audiência no Ministério Publico Estadual juntamente com esse órgão, o Ministério Público Federal e a SUDEMA, oportunidade em que os órgãos fiscalizadores determinaram ao município medidas que deverão ser adotadas para a viabilidade do aterro sanitário de Patos. Um Compromisso de Ajustamento de Conduta foi firmado, bem como foi solicitado um cronograma para que o Poder Executivo inicie o processo do aterro sanitário.
Comentário nosso – A saída ideal para a Patos é uma Parceria Público Privada. Não sei se o valor de um possível contrato seria superior a dez milhões de reais, limite mínimo para a efetuação de uma PPP. Outro empreendimento importante para Patos seria a construção de um Centro Administrativo utilizando o terreno desocupado do atual Centro Administrativo. A Prefeitura poderia fazer também uma PPP para resolver este outro problema da cidade. (LGLM)