Celso de Mello: ‘Atrevimento presidencial parece não encontrar limites’ (seguida de comentário nosso)

By | 03/11/2019 6:32 am

 

Decano reagiu a comparação do STF com hiena

(JOTA Info)

Uma publicação no Twitter, na conta oficial  do presidente da República, Jair Bolsonaro, gerou reações imediatas de integrantes do Judiciário – inclusive uma nota do decano do STF, ministro Celso de Mello. O motivo da reação foi uma montagem postada na conta de Bolsonaro em que o STF e outras instituições, como a OAB, são comparadas a hienas que tentam atacar o “leão” Bolsonaro. As hienas são afastadas após a ação de um outro felino, classificado no vídeo como “conservador patriota”. O post foi retirado do ar depois da repercussão negativa.

Em manifestação por escrito enviada à FOLHA DE S.PAULO, Celso de Mello que a postagem evidencia que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”. “É imperioso que o senhor presidente da República —que não é um ‘monarca presidencial’, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados— saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a magistratura do Brasil”, escreveu o ministro, conforme reprodução do jornal.

O jornal também relata que a publicação gerou “mal-estar também entre outros ministros do Supremo”, que, segundo relataram à reportagem. “enviaram recados ao Palácio do Planalto de que o filme era despropositado”. Na coluna Painel, também da FOLHA, a nota principal desta terça-feira indica que “uma ala do tribunal” defende que o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, precisa “cobrar o mandatário pelas mensagens enviadas em seu nome”.

 

Comentário nosso – Depois das manifestações contrárias, a publicação foi retirada “do ar”. Há quem diga que as postagens atrevidas dos Bolsonaros visam agradar aos seus fanáticos e testar a reação popular. (LGLM)

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *