TRE rejeita recurso que pedia a cassação do prefeito de Itaporanga (seguida de comentário nosso)

By | 10/11/2019 7:57 am

 

((Reproduzido do Patos Online)

 

Em sessão realizada na segunda-feira, 28/10, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou recurso que pedia a cassação do prefeito de Itaporanga, Divaldo Dantas.

 

O gestor era acusado de nas eleições de 2016 ter praticado diversas irregularidades, dentre elas a doação de centena de padrões esportivos e inscrições para participantes do Poeirão (tradicional campeonato de futebol na cidade) em troca de promoção pessoal; doação e perfurações de poços em comunidades rurais de Itaporanga (Tabuleiro, Castanheiro, Capim Grosso e Pitombeira de Baixo); e a construção de uma passagem molhada e uma quadra esportiva, esta última no Sítio Pitombeira.

 

Na primeira instância a ação foi julgada improcedente pelo juiz Antônio Eugênio, da 33ª Zona Eleitoral. “Para que uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral seja julgada procedente faz-se necessária a sua fundamentação em prova robusta e incontroversa; não se verificando tais provas, indefere-se o pedido”, destacou o magistrado na sentença.

 

No TRE, o Ministério Público Eleitoral se manifestou pela improcedência da ação. “Inexistem nos autos provas robustas de que os recorridos teriam utilizado recursos financeiros de modo a influenciar a manifestação da vontade dos eleitores”, afirma o parecer assinado pelo Procurador Regional Eleitoral, Victor Veggi.

 

O relator do processo, juiz Antônio Carneiro, seguiu o parecer do b e votou pelo desprovimento do recurso.

 

Comentário nosso – Para quem não conhece de perto, Divaldo Dantas é um dos maiores benfeitores de Itaporanga, nos últimos anos. O empresário é um dos pioneiros na implantação do maior polo têxtil atual do Sertão Paraibano.  Itaporanga tem mais de vinte tecelagens de médio porte que dão emprego direto a cerca de duas mil pessoas. Só uma das fábricas de Divaldo emprega em torno de quatrocentos operários. Depois que ele, oriundo da cidade de São Bento, implantou a primeira tecelagem em Itaporanga, vários conterrâneos seus foram se deslocando para lá e implantando suas fábricas, ao mesmo tempo que estimulavam empresários locais a também investirem no ramo. Este grupo de empresários tem investido no ramo imobiliário e possui também cerâmicas e outros empreendimentos que primam pela organização. Nós conhecemos a situação de perto pelas fiscalizações que fazemos na região e sempre nos surpreendemos com a organização da maioria dos empreendimentos. Divaldo não precisava distribuir migalhas para o povo de Itaporanga reconhecer os benefícios que tem prestado à cidade. Ele e seus amigos têm investido maciçamente na cidade, correspondendo ao acolhimento que receberam dos itaporanguenses. (LGLM)

 

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *