(Patos Online)
O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, disse recentemente à imprensa local que pretende adotar uma reforma administrativa na gestão municipal, com o objetivo de fundir algumas secretarias e ainda extinguir vários cargos, somando um total de 100 vagas.
Ele citou a saúde como sendo uma pasta que possuía cerca de 40 diretores de unidades de saúde, por exemplo. Neste caso, Ivanes disse que já diminuiu para 5 diretores. Porém, ele pretende extinguir este cargo.
Os cargos para secretários adjuntos também serão extintos, tendo em vista a criação de coordenações e gerências das secretarias que serão fundidas.
Ivanes ainda admitiu que até dezembro terá que demitir cerca de 500 pessoas a mais do que já exonerou, entre contratados e comissionados, uma vez que o Tribunal de Contas vem exigindo tal medida como forma de se adequar à lei de responsabilidade fiscal.
Ivanes ainda falou a respeito das diferenças salariais que existem na folha de pagamento, onde alguns profissionais ganham bem menos do que devem, e outros ultrapassam o ganho real para a função. Portanto, reforçou que sua reforma administrativa vai buscar resolver as distorções, inclusive com a extinção de mais de 100 cargos.
Comentário nosso – O grande problema da administração municipal de Patos é o inchaço de sua Folha de Pagamento. O prefeito não pode mexer no quadro de efetivos porque este está garantido pela estabilidade. Mas pode reduzir os cargos comissionados e diminuir o número de contratados. Com relação aos efetivos ele pode otimizar a sua utilização, usando parte deles em cargos comissionados, o que gerará importante redução de gastos. Como a reforma depende da aprovação da Câmara de Vereadores vamos ver como se comportam os nossos representantes, responsáveis por muitas indicações de comissionados e contratados, cuja dispensa tem sido motivo da sua revolta contra os últimos administradores que estão procedendo a um enxugamento da folha de pagamento do município. Enxugamento imprescindível para o equilíbrio das contas públicas da cidade de Patos. (LGLM)