A secretária de Educação de Patos, Socorro Chaves, disse à imprensa patoense que recebeu uma determinação do Ministério Público sobre a Creche CAIC, no sentido de tomar providências diante das condições insalubres e estruturais do prédio onde a mesma funciona.
Socorro explicou que a Creche do CAIC é do Governo Federal, que doou para o Estado, e o estado doou para o município, há décadas e décadas.
“E ali não é a creche que é insalubre, mas o local onde ela foi construída. Ela foi construída em cima de esgotos, em cima de um canal”, afirmou a secretária.
Em 2017, na gestão do prefeito afastado, Dinaldo Filho, foi feita uma reforma no prédio da referida creche, inclusive com a cobertura de mais de vinte pontos de esgotos, com a colocação de tampas para bocas de lobo. Mesmo assim, a secretária afirmou que o problema não foi amenizado.
Agora, ela garante que o prefeito interino Ivanes Lacerda pretende transferir a Creche CAIC para a escola municipal (sic) Dona Nini, localizada no loteamento Geralda Medeiros.
Porém, o prefeito ainda vai conversar com a população usuária da Creche para explicar o motivo pelo qual é inviável reformar novamente a atual estrutura, ainda mais quando prédio não pertence ao município.
A ideia é chegar a um consenso, para ver de fato a melhor solução, concluiu a secretária Socorro Chaves.
Comentário nosso – Há aí um ruído de comunicação. Pelo que sei, diante da inviabilidade da permanência da creche no antigo CAIC, justamente pela presença de ratos e insetos que pululam no local, ameaçando a saúde das crianças, a administração municipal pretende transferir servidores e alunos para a Creche Modelo Dona Nini, inaugurada no mês passado, no Conjunto Geralda Medeiros, com todas as condições de acolher o público atendido atualmente no CAIC. A prefeitura pretende garantir o deslocamento diário das crianças que frequentam a creche do CAIC para a Creche Modelo. Estaria havendo uma resistência de alguns funcionários que residem próximo ao CAIC em se deslocarem para a nova creche e estariam, inclusive, tentando influenciar os pais de alunos para resistirem à mudança. É uma inconsequência de uns e outros já que a creche do CAIC está em um local insalubre que ameaça inclusive a saúde de servidores e alunos. (LGLM)