Você não precisa mais tirar Carteira Profissional

By | 01/12/2019 9:52 am

 

(Luiz Gonzaga Lima de Morais)

(Se preferir ouça o áudio)

 

A partir de agora o trabalhador brasileiro não vai mais precisar tirar a tradicional Carteira Profissional em papel. Todas as informações sobre a vida do trabalhador constam agora do sistema e-Social. E poderão ser acessadas em um computador ou no próprio celular do trabalhador, tanto no sistema Android como no sistema IOS.

 

Mas que ninguém se precipite. Não jogue fora a sua Carteira, principalmente se ela tiver anotações de algum contrato de trabalho. Você pode precisar dela no futuro para fazer prova de algum fato que não tiver sido registrado no e-Social. Todas as informações estão sendo transferidas para o e-Social, mas podem ocorrer falhas e você deve guardar a carteira em papel, para corrigi-las no futuro, se elas não forem corrigidas oportunamente. Guarde a sua carteira velha com todo o carinho.

 

Os contratos novos não mais precisam ser anotados na Carteira em papel. Ao ser admitido numa empresa, o trabalhador precisa informar apenas o seu CPF e com ele a empresa providenciará todas as anotações no e-Social: registro, salário, condições do contrato, gozo de futuras férias, aumentos de salários, licenças, cargo exercido, horário a ser cumprido e assim por diante.

 

Para ter acesso a isso, você precisa apenas se cadastrar no programa CTPS Digital, um aplicativo disponível na internet. Você pode se cadastrar também em qualquer computador, utilizando o link www.acesso.gov.br ou www.serviços.mte.gov.br. Se você não souber fazer isso, pergunte a alguém que faça isso por você. Ou recorra ao setor de pessoal da sua empresa.

 

Sugerimos aos contadores que orientem seus clientes a cadastrarem os seus empregados. Isso vai facilitar o serviço tanto dos contadores como dos responsáveis pelo departamento de pessoal das empresas, que não precisarão mais fazer anotações nas antigas CTPS. Nas empresas maiores não custará destacar alguém para atender a todos os empregados, no cadastramento e na consulta à CTPS Digital.

 

A partir do cadastro, os trabalhadores terão acesso a tudo o que for anotado na sua CTPS Digital, através do seu smartphone. Se ele não tiver um smartphone pode consultar o celular de qualquer pessoa da família ou de um amigo.

 

Um detalhe, se você consultar a sua CTPS digital e estiver faltando alguma informação, procure o setor de pessoal de sua empresa para saber o que foi que ocorreu.

 

Outro detalhe. Se você começou a trabalhar em uma empresa e o seu registro não constar na CTPS Digital tem alguma coisa errada, pois, o seu registro no e-Social tem que ser feito, antes mesmo de você começar a trabalhar. Entre dois e cinco dias depois que forem feitas, as anotações aparecerão na sua CTPS Digital.

 

A instituição da CTPS Digital vai evitar o deslocamento do trabalhador, de sua cidade de origem para outra cidade maior, só para tirar uma Carteira Profissional. Tinha gente que ia de Conceição, Princesa Isabel, Catolé do Rocha para Patos, Sousa, Cajazeiras, Caicó, São José do Egito ou Afogados da Ingazeira para tirar uma  CTPS em papel. Agora não será mais necessário fazer isso.             (LGLM)

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *