(Patos Online)
O vereador Toinho Nascimento, (PSDB), voltou a criticar o prefeito interino Ivanes Lacerda, por conta da criação da taxa de lixo na cidade de Patos, durante entrevista concedida nesta sexta-feira, 28, ao repórter Higo de Figueiredo da Rádio Espinharas 105,1 FM.
O parlamentar afirmou que a criação da taxa de lixo, que é uma das propostas apresentadas pelo executivo dentro do projeto de alteração do código tributário, não tem nenhuma justificativa plausível, uma vez que o município ainda não construiu o aterro sanitário de Patos, o que segundo ele, resolveria de vez a problemática dos constantes incêndios no lixão da cidade.
Toinho Nascimento também criticou o chefe do executivo patoense por enviar o projeto pela segunda vez ao Poder Legislativo, considerando que a população iria pagar por um serviço não prestado pelo município na cidade.
Comentário nosso – Uma das prerrogativas do vereador, além de aprovar as matérias submetidas à sua apreciação, é melhorar as matérias. O prefeito está disposto a levar a frente a tentativa de dotar Patos de um aterro sanitário e por isso está propondo a criação da taxa de lixo para dar respaldo tanto ao trabalho atual de manter a cidade limpa como a manutenção de um futuro aterro sanitário. Se o vereador entende que a prefeitura só vai gastar dinheiro com limpeza pública quando tiver um aterro sanitário que proponha uma mudança no projeto para a prefeitura só cobrar a taxa quando esta ser fizer necessária. Como não é obrigado a entender de redação de matérias parlamentares pode recorrer à sua assessoria para preparar uma emenda ao projeto prevendo isso. Sempre é melhor prevenir do que remediar. (LGLM)