(G1)
Após rejeitar por unanimidade o pedido da defesa para anular a sentença, o TRF-4 manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. A decisão, unânime, também elevou a pena para 17 anos, 1 mês e 10 dias. Em fevereiro deste ano, Lula havia sido condenado em primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão. Esta é a segunda ação do ex-presidente na Lava Jato com andamento no TRF-4. Entre abril de 2018 e novembro deste ano, ele ficou preso após condenação em segunda instância no caso do triplex do Guarujá.
E agora?
A decisão desta quarta-feira não levará Lula de volta à prisão de imediato. Uma eventual prisão do ex-presidente pode ocorrer só depois de esgotadas as possibilidades de recursos. A defesa informou que vai aguardar a publicação do acórdão para decidir se vai recorrer no próprio TRF-4 ou em tribunais superiores.
Comentário nosso – Se Lula não for absolvido das duas condenações que sofreu em segunda instância, não poderá ser candidato a presidente em 2022, por conta da lei da Ficha-Limpa. (LGLM)