Através da portaria de número 1180/2019, o prefeito interino do Município de Patos, Dr. Ivanes Lacerda (MDB), decidiu exonerar Samira Barbosa de Figueiredo do cargo de secretária Executiva de Políticas para a Mulher. A data da exoneração consta o dia 11 de dezembro de 2019.
Samira Barbosa é ex-esposa do vereador Diogo Medeiros (PSB) e estava no cargo por tal influência. A irmã do vereador, Raquel Medeiros, também foi exonerada do cargo que ocupava como diretora do Centro de Especialidades Frei Damião. As exonerações demonstram que Ivanes Lacerda está fazendo mudanças em meio ao cenário político e suas especulações em torno de 2020.
Ainda não se sabe quem irá assumir a Secretaria da Mulher do Município de Patos, como é popularmente conhecido o cargo. Os movimentos de mulheres cobram que seja respeitada a decisão do Conselho Municipal da Mulher que indicava a secretária. Nos últimos anos, o cargo vem sendo exercido por escolhas políticas e isso tem causado insatisfação, pois não existe identidade do cargo em relação as políticas públicas da mulher.
Diante da exoneração de Samira Barbosa, o cenário político na Câmara Municipal de Patos deve esquentar. O atual secretário do PROCON/Patos também tem influência do vereador Diogo Medeiros e já surgem boatos que também pode ser exonerado a qualquer momento.
Comentário nosso – Prefeitos, governadores e presidentes costumam governar com os aliados políticos. Por isso não é de estranhar que os prefeitos aceitem indicação de aliados políticos para os cargos comissionados, principalmente aqueles mais importantes. Nada demais se tiverem competência para isso e se merecerem a confiança do gestor. Mas, geralmente, nenhum deles mantém um servidor indicado por um adversário. A não ser que a fidelidade gestor ou uma posição de equilíbrio, se junte à competência. Talvez não se possa discutir a competência da irmã e da ex-mulher do vereador Diogo Medeiros, mas parece que o fato de Diogo vir atuando como opositor do prefeito pesou mais do que a competência dos dois. Dona Samira, por exemplo, a quem conheço desde os tempos da administração de Dinaldinho sempre deu mostras de competência e dedicação. É uma pena que tenha deixado de contribuir para a atual administração. Aliás ela era uma das poucas remanescentes da administração de Dinaldinho, de cuja equipe restam muito poucos. (LGLM)