(Patos Online)
O presidente do diretório do Unidade Popular-UP, Emanoel Escarião, em Patos, comentou nesta quarta-feira, 11, no jornal Notícias da Manhã, da Rádio Espinharas 97,9 FM, a autorização do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, para a criação do partido que será a 33ª legenda a poder lançar candidatos nas eleições municipais de 2020.
Emanoel comemorou a decisão do TSE e enfatizou que a legenda surgiu através da atuação dos movimentos populares, após coletar quase 500 mil assinaturas em todo o país.
O presidente do diretório municipal do UP em Patos, disse que o partido nasce de forma independente, a chamou a atenção para a importância da participação da sociedade dentro dos movimentos sociais.
Comentário nosso – Ao contrário de outros partidos menos conhecidos que muitas vezes se transformam em meras siglas de aluguel, que só funcionam em época de eleição, os partidos de esquerda geralmente são muito ativos, participando a todo tempo dos movimentos sociais. Com isso muitas vezes incomodam e chegam até a afugentar os eleitores. Mas à medida que aumenta a consciência política dos eleitores eles passam a influir no quadro político em geral. É o caso do PT que afugentava muita gente trinta anos atrás e terminou chegando ao poder, embora depois tenha decepcionado muitos que acreditavam nele e hoje tenha voltado a afugentar uma parte do eleitorado. É ideologia que o PT defendia no passado ainda hoje é atual e atraente para o eleitorado consciente, mas a prática de muitas de suas lideranças depois que alcançou o poder “sujou” o carisma que a legenda tinha. (LGLM)