Será que o salário de prefeito e vereador em Patos é exagerado?

By | 29/12/2019 8:15 am

 

 

Vimos recentemente nas redes sociais críticas aos salários de prefeito e vereador em Patos. Não concordo com as críticas. Qual o profissional qualificado que vai deixar suas atividades para ser prefeito por um salário incompatível com a sua capacidade? Com a responsabilidade de administrar uma cidade do porte de Patos, com um orçamento estimado para o ano de 2020 de mais de duzentos milhões de reais. Rebaixar o salário do prefeito vai afugentar os pretendentes bem intencionados ou incentivar os mal intencionados a fazer manobras espúrias para aumentar a sua renda e complementar o baixo salário, através das mais diversas maracutaias.

 

A mesma coisa se diga dos vereadores. Se somos mal representados é porque a remuneração não é condigna e por isso, só os espertalhões se propõe a ser vereador, pensando em fazer negociatas para aumentar o seu ganho, como sóe acontecer. Para atrair quadros bons e honestos temos que pagar uma remuneração mais decente. Isto qualquer  empresário sabe de cor. Por que os gerentes ganham bem mais do que os demais funcionários?

 

Um salário que considero baixo é o salário de secretário. Como exigir de um médico dedicação integral por um salário de apenas sete mil reais, se ele pode ganhar quinze mil reais cobrando apenas duas consultas de trezentos reais por dia? Ou um dentista que cobra 300 reais por uma extração de dente? E pode fazer duas ou três por dia? E um engenheiro se ele pode ganhar bem mais do que isso na profissão? Numa cidade pequena o médico pode acumular a função de prefeito ou secretário com emprego ou plantões em outras cidades, mas numa cidade do porte de Patos é bem mais difícil, sob pena de ele não dar dedicação integral à função.

 

É por conta de baixos salários que as administrações municipais têm dificuldades em recrutar bons profissionais para ocupar seus cargos que exigem mais capacitação. Por   que muitos municípios não conseguem bons médicos para ocupar os cargos existentes dos seus quadros? Por que os bons médicos podem ganhar muito melhor como profissionais liberais.

 

Por que o Governo do Estado paga a um auditor mais de vinte mil reais por mês e o Governo Federal paga mais de trinta mil? Por que precisa dos mais capacitados e dos que não recorrem a maracutaias e propinas para aumentar o salário.

 

Quanto mais capacitado, mais dedicado e mais honesto o profissional, mais valorizado ele deve ser. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *