Bênção A pedido do ex-presidente Lula, o PT está criando núcleos evangélicos nos estados para tentar acessar essa fatia do eleitorado fiel a Jair Bolsonaro. Assim que deixou a prisão em Curitiba, o petista disse a aliados que o partido precisava “aprender com os pastores”. Segundo relatos, Lula disse que “eles falam bem e o que as pessoas querem ouvir”.
Andar com fé O pastor Daniel Elias, da Assembleia de Deus no Rio e que participa do movimento do PT, admite que a articulação enfrenta dificuldades. “O grupo ligado à direita chegou primeiro e fidelizou, usando a linguagem do crente, citando a Bíblia. Embora haja evangélicos que não gostem de Bolsonaro, eles estão calados.”
Peregrinação A avaliação de petistas é que conversas com as cúpulas das igrejas estão fadadas ao fracasso —a maioria se alinhou a Bolsonaro. Mas é possível abrir diálogo com as bases. Eles creem que há espaço para mostrar aos evangélicos, principalmente aos que vivem nas periferias, que há valores em comum com a sigla.
Comentário do programa – Não sei se os evangélicos que não se deixaram embair pelas conversas de Bolsonaro ou que, a estas alturas, já se decepcionaram, vão cair na lábia de Lula. Mas acreditamos que ainda sejam numerosos os que pensarão duas vezes. Ainda há inteligência debaixo do sol. Nem todos cairemos neste maquiavelismo. Bons nomes surgirão daqui para 2022. Não é possível que sejam castigados novamente. (LGLM)