A atual configuração oceânico-atmosférica global e os modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais indicam que as chuvas ocorrerão dentro da média histórica no Semiárido paraibano entre os meses de janeiro e março de 2020. Neste ano a estimativa é de que os totais pluviométricos acumulados poderão oscilar 20% em relação à média histórica.
Durante o mês de janeiro e início de fevereiro é normal ocorrer variação das chuvas e também eventos significativos por causa dos tipos de sistemas metrológicos que estão atuantes.
Com isso, é de grande importância e necessidade de um monitoramento contínuo das condições oceânicas e atmosféricas globais.
Essa previsão foi realizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) na terça-feira (17) para o setor Norte da região Nordeste. A previsão foi realizada por especialistas em recursos hídricos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Clique aqui e confira mais detalhes da previsão da AESA
Comentário nosso – Vamos esperar que os meteorologistas desta vez acertem. As interferências do homem da natureza têm dificultado o trabalho dos meteorologistas que trabalham com fatores conhecidos de muito tempo, mas a natureza cobra seu preço e não reproduz os fatores que foram levados em consideração. A chuva, na passagem do ano, (na minha granjinha foi de 95mm) animou os sertanejos, pena que ficou só nela. Todo dia se prepara mas, no fim, fica só no “cheirinho” da chuva. (LGLM)