(Patos Online) 1
Alex Camboim, responsável pelo setor de licitação da Prefeitura de Patos, falou a reportagem da Rádio Espinharas nesta segunda-feira (13) e, na oportunidade, repassou detalhes sobre o processo licitatório para escolha de uma nova empresa terceirizada que irá gerenciar os serviços de coleta de lixo público em toda a cidade.
Ele frisou que trata-se de uma concorrência, e que ao mesmo tempo a coleta de lixo é um serviço complexo que demanda uma licitação em certo ponto demorada, tendo em vista os trâmites inerentes ao processo, como impugnações e recursos.
Segundo afirmou, tal processo licitatório chega a durar cerca de seis meses, entre o início da concorrência e o início do serviço já pela nova empresa.
Quanto a possibilidade da empresa que vinha realizando o serviço voltar a trabalhar normalmente, Alex explicou que será uma decisão do prefeito Ivanes Lacerda que definirá isso.
Caso a empresa não volte a ofertar o serviço, poderá haver uma rescisão contratual onde o prefeito poderá adotar uma contração emergencial para sanar o problema temporariamente, até que a licitação da nova empresa seja concluída.
Comentário nosso – No final do ano passado, tomamos conhecimento de que a prefeitura de Patos havia contratado um engenheiro especialista na área de limpeza urbana para fazer um projeto sobre a limpeza e coleta de lixo para a cidade de Patos e que estava aguardando a conclusão do projeto e apresentação do relatório. Este projeto serviria de subsídio para a realização da licitação de que fala o Dr. Alex Camboim. A empresa CONSERV deve também ter tomado conhecimento deste fato e por isso estaria tentando pressionar a Prefeitura com relação ao recebimento de débitos relativos ao atual contrato, antes de perder o contrato. Ao mesmo tempo, tomei conhecimento de que o gerente local da CONSERV, que está no cargo desde algum tempo, inclusive em outras empresas que prestaram o mesmo serviço em Patos, estaria de aviso prévio na CONSERV. No caso de rescisão de contrato com a CONSERV, a prefeitura estaria amparada para uma contratação emergencial até que se realize a licitação para contratação de outra empresa.