Festa de São Sebastião em Santa Luzia é celebrada pela primeira vez no local do santuário

By | 19/01/2020 8:01 am

 

(Sidney Silva)

 

A festa de São Sebastião na Paróquia Santa Luzia é a mais antiga devoção fora da igreja Matriz da cidade. Este ano a festa conta com um diferencial em sua programação de encerramento. O novenário está sendo celebrado na igreja em construção e a comunidade está mobilizada para continuar a construção do templo.

 

A festa de São Sebastião acontece desde 1936 na paróquia, e foi a primeira festa de padroeiro celebrada em um local fora da Igreja Matriz na cidade de Santa Luzia. Sempre foi tradicional a procissão com a descida da imagem da capela localizada no monte que leva o nome do santo, em direção a Igreja Matriz, para o tríduo que antecedia o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro. No final da década de 80 passada, com o bairro habitado, a ocorrência de seminaristas e jovens missionários acrescentou mais 6 celebrações que aconteciam o tríduo já existente no pátio da primitiva capela até o ano passado.

 

Com a construção do templo maior e a alegria de poder celebrar já no espaço em construção, a festa de 2020 conta com o diferencial na sua programação, afim de animar ainda mais o povo da comunidade que celebra seu padroeiro, e de continuar a tradição de levar a imagem para celebrar também na Igreja Matriz da cidade. Apesar de São Sebastião ser celebrado em inúmeras cidades e capelas em muitas localidades, ele atrai um grande número de fiéis à paróquia, principalmente nas celebrações que trazem a imagem para a Igreja Matriz e leva para a capela primitiva de volta no dia 20 de janeiro.

 

Por isso, a procissão para levar a imagem do co-padroeiro da paróquia acontecerá no próximo domingo, dia 19, as 17h30, ocorrendo a Missa Dominical na Igreja matriz assim que chegar a procissão e o jantar de confraternização no Largo Padre Jerônimo com animação de Neguinho Show.

Já no dia 20, dia de São Sebastião, a programação acontece normalmente: Leilão, as 14h, no Largo Padre Jerônimo, Missa Solene as 16h30, na Igreja Matriz, seguida da procissão que leva a imagem até a capela primitiva, com parte social e show de prêmios logo depois.

 

A celebração do novenário na comunidade segue todas as noites na Igreja em Construção, as 19h, sempre com um setor missionário convidado como noitário, até o próximo sábado, dia 18. Os missionários da comunidade já estiveram desde o dia 1 de janeiro, com a Programação Missionária, pelas ruas do bairro e nas comunidades rurais, celebrando novenas dedicadas a São Sebastião e convidando o povo a vim participar da programação do novenário de 11 a 19, e encerramento solene no dia 20. Com muita alegria a comunidade tem prazer de receber os devotos, as pessoas da comunidade e visitantes que estão com alegria celebrando o mártir São Sebastião.

 

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *