Mudanças nas regras para escolha de ministro do STF serão pauta da CCJ (veja comentário no final da matéria)

By | 19/01/2020 6:37 am

 

(Agência Senado)

 

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) vai analisar mudanças na forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, a escolha é feita pelo presidente da República. Com a proposta, a indicação seria feita a partir de uma lista tríplice, com nomes indicados por STF, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Procuradoria-Geral da República. Além disso, o mandato seria fixado em 10 anos, sendo proibida a recondução. Essas mudanças estão previstas no substitutivo do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), elaborado a partir da PEC 35/2015, proposta de emenda à Constituição apresentada pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS). Anastasia também incorporou sugestões de outras propostas. Para o senador Plínio Valério (PSDB-AM), o fim do cargo vitalício fará com que os magistrados prestem contas à sociedade.

 

Comentário nosso – As duas mudanças são oportunas. A primeira tira do Presidente da República o direito de escolher a quem bem quiser para ser Ministro do STf criando uma vinculação do indicado à vontade de que o indicou. No STF tem ministro de Collor, de Fernando Henrique Cardoso, de Lula, de Temer e de Bolsonaro, sempre dispostos a atender os interesses daquele que o escolheu e nomeou. A outra mudança tira dos ministros de não estarem “nem aí” para a sociedade uma vez que depois de nomeados só saem aposentados que completarem 75 anos. O Presidente, entretanto, vai tentar influir para que o Congresso não aprove as mudanças, que não são do seu interesse. Claro que uma vez promulgada a emenda constitucional ele não poderá vetá-la nem impedir que ela entre em vigor. (LGLM)

 

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *