Novo coronavírus é emergência de saúde internacional, diz OMS (veja comentário no final da matéria)

By | 02/02/2020 6:24 am

 

G1

 

Com 20 países afetados e mais de 9 mil pessoas infectadas apenas na China, Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira que os casos do novo coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A mudança na avaliação do risco deve levar a uma ação coordenada no combate à doença entre diferentes autoridades e governos . A denominação é usada apenas em casos raros de epidemias que exigem uma resposta internacional firme, como ocorreu com a gripe suína H1N1, a polio, o zika vírus e a febre ebola. A OMS também divulgou o nome oficial da doença causada pelo novo coronavírus e que já matou mais de 200 pessoas em território chinês: ‘doença respiratória de 2019-nCoV’. Segundo o Ministério da Saúde, o  Brasil continua com 9 casos suspeitos em seis estados. De acordo com a pasta, houve 43 notificações ao todo, e nenhum caso provável ou confirmado.

 

Um novo balanço do Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que o país está monitorando 12 casos suspeitos do novo coronavírus 2019 n-CoV. Os pacientes investigados estão em cinco estados : São Paulo (7), Rio Grande do Sul (2), Ceará (1), Paraná (1) e Santa Catarina (1). Até o momento, no entanto, nenhum foi confirmado. Também nesta sexta, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com ministros no Palácio da Alvorada para discutir estratégias para enfrentar a epidemia e a situação dos brasileiros que estão confinados em áreas de risco na China. Segundo ele, o governo ainda estuda como buscar aqueles que querem retornar. No país asiático, mais de 11 mil pessoas já foram infectadas. Apenas na província de Hubei, outras 45 mortes foram registradas, o que faz com que o número de vítimas em todo o território chinês tenha chegado a 258.

 

Comentário nosso – O problema é sério. É importante que acompanhemos o noticiário e verifiquemos se algum dos sintomas nos atinge a nós ou alguém próximo. Diante dos sintomas devemos procurar assistência médica para uma verificação mais abalizada. (LGLM)

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *