Presidente disse que projeto vai ‘infernizar’ vida de cidadão de bem que deseja portar arma de fogo
(Carta Capital)
O presidente Jair Bolsonaro disse que cogita vetar o projeto de lei aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que dificulta a compra de armas de fogo por usuários de drogas. A declaração ocorreu durante transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta quinta-feira 6.
A CCJ do Senado aprovou, na quarta-feira 5, um projeto que exige apresentação de exame toxicológico com resultado negativo para a obtenção de autorização de posse ou porte de armas. Caso não haja recursos que exijam votação no plenário do Senado, o projeto já segue para análise na Câmara dos Deputados.
Para Bolsonaro, o projeto “não é bem-vindo” porque vai burocratizar a compra de armas por cidadãos de bem, enquanto deveria “infernizar quem está fazendo coisa errada”.
“Meu Deus do céu, a lei tem que infernizar a vida de quem está fazendo coisa errada, e não de quem quer fazer coisa certa. Quem quer comprar uma arma, não quer comprar para fazer besteira. Para fazer besteira, ele vai para o câmbio negro, para um lugar qualquer, se vira. Tá errado? Tá errado. Mas é onde ele vai procurar arma”, disse Bolsonaro.
O presidente afirmou que uma pessoa que deseja “fazer besteira”, provavelmente, não vai comprar uma arma formalmente para não produzir provas de que ele tenha participado de um crime. Em seguida, ironizou: “Tenho que tomar cuidado porque posso ser processado pela Associação de Bandidos do Brasil”.
Bolsonaro disse que espera que o projeto não passe do Senado ou, então, que seja retido na Câmara. Caso o Congresso Nacional aprove a matéria, ele afirmou que pensa em exercer seu direito ao veto.
Comentário nosso – Não dá para acreditar que foi o Presidente da República que disse isso. Quer dizer que usar droga não é errado? Errado é o usuário de droga não poder comprar armas? Sabe por que? Porque os maiores incentivadores do tráfico de droga são os ricos. O Rio de Janeiro concentra nas suas favelas os maiores traficantes do país. Mas são os moradores das mansões os maiores consumidores dos produtos oferecidos por eles. Qual é o pobre que consome cocaína, heroína, LSD e outras drogas pesadas que custam os olhos da cara? Quanta insanidade ouvir isso de um governante! (LGLM)