(Luiz Gonzaga Lima de Morais)
Uma das vantagens da idade madura é que aumentam as nossas conquistas pessoais. Além das nossas próprias conquistas temos a comemorar a conquista de nossos filhos e netos.
Nos últimos dois meses comemorei conquistas dos meus filhos Bruno e Júnior. Ambos foram pais me dando duas netinhas: Ayumi e Helena.
Durante a semana anterior ao Carnaval tive o prazer de conhecer Porto Alegre, onde junto com dona Arlene, acompanhamos a formatura de nosso filho Artur. Formado em Medicina há sete anos, Artur concluiu este mês sua Residência em Neurocirurgia, no Hospital Ernesto Dornelles, na capital gaúcha.
A formatura de toda a turma de residentes (trinta e cinco ao todo) foi no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Artur recebeu o seu diploma de Residente em Neurocirurgia. Mas, além deste diploma, recebeu um outro, como reconhecimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A banca considerou o seu TCC como o melhor apresentado pelos residentes em cirurgia das diversas especialidades. Artur foi o único concluinte na especialidade neurocirurgia, mas em algumas delas havia mais de um concluinte. No seu caso, o diploma de Destaque foi com relação a todos os residentes na área de cirurgia, enquanto outro residente na área de clínica também recebeu seu diploma de Destaque.
Terminada a residência, Artur vai agora para São Paulo, onde durante um ano vai frequentar na USP, o fellowship em Manejo de Lesões do Sistema Nervoso Periférico. Com isso, além das neurocirurgias em geral, ela se especializará no tratamento de lesões de nervos periféricos provocados normalmente por acidentes. Nesta área há pouquíssimos especialistas na região Nordeste.
Os demais irmãos, cada um ao seu tempo, me proporcionaram as suas conquistas. A doutora Liana Clébia, formada em Farmácia, é professora na UFPB, tendo sido Artur um dos seus alunos. Júnior, formado em Farmácia e Bioquímica, é Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da ANVISA, lotado atualmente em Natal (RN), depois de servir cerca de dez anos em Brasilia. Também é formado é Direito e tem especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiologia além de Mestrado e Farmacologia Clínica. Luciana, formada em Fisioterapia, fez estágio em Brasília, onde terminou se radicando e casando, exercendo a profissão naquela cidade. Bruno, terminou Direito, sendo vinculado atualmente ao Ministério da Justiça, lotado em Londrina no Paraná, onde reside. Tem também Bacharelado em Teologia e em Ciências da Computação. Artur está se especializando em áreas de Neurocirurgia, enquanto exerce pontualmente a profissão. Luma minha caçula, apesar de altamente inteligente, é autista, com as limitações da síndrome, e mora conosco.
As conquistas já estão na terceira geração. Meu neto Heitor, filho de Liana, concluiu Relações Internacionais, na UFPB, e sua mana Lara está na metade do mesmo curso. Júlia, filha de Júnior, passou no vestibular de Biologia na UEPB. (LGLM)