(Patosonline)
A janela partidária para os atuais vereadores que pretendem mudar de partido estará aberta a partir desta quinta-feira (5) de março.
O prazo termina no dia 3 de abril e vai provocar mudanças significativas no atual cenário político dos municípios, uma vez que grande parte dos vereadores paraibanos que vão disputar o pleito de outubro, ainda estão em seus partidos de origem das eleições de 2016, por conta da lei da infidelidade partidária, que poderia provocar a perda do atual mandato por determinação judicial.
Agora, os vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura de sua cidade podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda, e ao mesmo definindo a nova composição dos partidos para as disputas majoritária e proporcional no pleito de outubro.
Até o dia 4 de abril, seis meses antes das eleições de outubro, as novas filiações partidárias precisarão ser encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que confirmará posteriormente cada procedimento, para permitir o eventual registro das candidaturas quando ocorrer as convenções partidárias.
Em Patos, a expectativa é que quase 90% da atual Câmara de vereadores faça uso da janela partidária e anuncie mudança da atual legenda, em busca de recursos e apoios políticos no pleito de outubro.
O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.
Comentário nosso – Em Patos, como já temos registrado, há uma rejeição, de parte dos pré-candidatos a vereador de vários partidos, à companhia na mesma legenda dos atuais vereadores. Há duas justificativas para isso: para uns o fato de já deterem mandato e disporem de esquema financeiro de comprovada eficiência tornaria os novatos meros “escadas” para eles. Para outros, o desgaste que atinge a maioria dos vereadores contaminaria os companheiros de legenda, tornando a difíceis a chances eleitorais de todos. Como resultado os atuais vereadores tendem a se aglomerar numa mesma legenda, já havendo um grupo de, pelo menos dez dos atuais vereadores, que vem se reunindo quase diariamente com o sentido de escolher uma legenda que torne mais fácil a sua reeleição. Com a abertura da janela partidária, os atuais vereadores deverão migrar para uma legenda mais amigável. (LGLM)