Janela partidária para mudança de partido dos atuais vereadores abre na quinta-feira, (5) (veja nosso comentário ao final da matéria)

By | 02/03/2020 7:36 am

(Patosonline)

 

A janela partidária para os atuais vereadores que pretendem mudar de partido estará aberta a partir desta quinta-feira (5) de março.

O prazo termina no dia 3 de abril e vai provocar mudanças significativas no atual cenário político dos municípios, uma vez que grande parte dos vereadores paraibanos que vão disputar o pleito de outubro, ainda estão em seus partidos de origem das eleições de 2016, por conta da lei da infidelidade partidária, que poderia provocar a perda do atual mandato por determinação judicial.

Agora, os vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura de sua cidade podem mudar de partido sem sofrerem nenhuma punição da legenda, e ao mesmo definindo a nova composição dos partidos para as disputas majoritária e proporcional no pleito de outubro.

Até o dia 4 de abril, seis meses antes das eleições de outubro, as novas filiações partidárias precisarão ser encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que confirmará posteriormente cada procedimento, para permitir o eventual registro das candidaturas quando ocorrer as convenções partidárias.

Em Patos, a expectativa é que quase 90% da atual Câmara de vereadores faça uso da janela partidária e anuncie mudança da atual legenda, em busca de recursos e apoios políticos no pleito de outubro.

O primeiro turno será realizado em 4 de outubro e o segundo turno no dia 25 do mesmo mês.

 

Comentário nosso – Em Patos, como já temos registrado, há uma rejeição, de parte dos pré-candidatos a vereador de vários partidos, à companhia na mesma legenda dos atuais vereadores. Há duas justificativas para isso: para uns o fato de já deterem mandato e disporem de esquema financeiro de comprovada eficiência tornaria os novatos meros “escadas” para eles. Para outros, o desgaste que atinge a maioria dos vereadores contaminaria os companheiros de legenda, tornando a difíceis a chances eleitorais de todos. Como resultado os atuais vereadores tendem a se aglomerar numa mesma legenda, já havendo um grupo de, pelo menos dez dos atuais vereadores, que vem se reunindo quase diariamente com o sentido de escolher uma legenda que torne mais fácil a sua reeleição. Com a abertura da janela partidária, os atuais vereadores deverão migrar para uma legenda mais amigável. (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *