Coronavírus: entre histórias reais e Fake News*

By | 06/03/2020 2:35 pm

(02/03/2020)

O ano de 2020 mal começou e já temos um polêmico assunto para a sua retrospectiva lá em dezembro: o novo Coronavírus. Responsável por atacar o sistema respiratório humano, o bichinho tem causado preocupação ao redor do mundo. E os recortes são vários:

O Papa Francisco informou neste domingo (1º) que, por causa de um resfriado, não participará do retiro espiritual de seis dias com a cúria em Ariccia, ao sul de Roma. Pronto! “O Papa está com o novo vírus”, especularam. Deus o livre!!

Vivendo na Itália, Olga de Souza, a cantora “Corona”, que ficou famosa no mundo pelo hit “The rhythm of the night”, foi pega de surpresa ao ver que seu nome artístico havia virado Meme nas mãos de internautas irresponsáveis.

Ainda mais bizarras são as histórias de que objetos comprados na China, via internet, possam estar contaminados com o novo Coronavírus, quando dificilmente um vírus pode resistir por dias e até meses sem um hospedeiro para chamar de seu.

E a criatividade maldosa humana vai além: também já compartilharam uma imagem com centenas de pessoas caídas, como sendo o Estado atual da China. No entanto, a cena foi feita em 2014, na Alemanha, de forma artística, e sem a menor conexão com a atualidade.

O mundo do esporte também está em alerta com o alastramento do Coronavírus. A realização da olimpíada de Tóquio já começa a ser questionada. Será?

E o Coronavírus “acabou chegando” em nossa província…

Circulou, em grupos de WhatsApp, a informação de que uma mulher, proveniente da Argentina, dera entrada no hospital regional de Patos com sintomas suspeitos para o Covid-19. Esse fato foi desmentido nas mesmas redes sociais antes de a direção do hospital confirmar a negativa por meio de nota à imprensa. WhatsApp mata, WhatsApp cura.

De certo, até à noite deste domingo (1/3), a China registrou 202 novos casos de Coronavírus, elevando esse número para 80.026 e totalizando 2.912 mortes, desde o início do surto.

Entre histórias reais e Fake News vamos vivendo neste Brasil, ainda sem Coronavírus, mas, onde a velha conhecida Dengue, que compõe o famoso trio das arboviroses, ao lado da Zika e da Chikungunya – alcançou, só em janeiro, mais de trinta mil registros.

O suficiente para alguém gritar: – “Bota a máscara de lado e vai limpar o seu quintal, miséra”. – “É nóis”!!

*Misael Nóbrega de Sousa

Comentário

Category: Uma por dia...

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *