O Mocotó de Ricardo*

By | 07/03/2020 9:47 am

(05/03/2020)

O guerreiro Aquiles, um dos mais famosos heróis da mitologia grega foi morto por Páris, durante a lendária guerra de Tróia, com uma flecha envenenada bem no calcanhar, de acordo com a versão de Estácio.

Por causa disso, a expressão “Calcanhar de Aquiles” ficou popularmente difundida quando se quer designar o ponto fraco de alguém.

Essa ideia de fraqueza e vulnerabilidade está presente nos dias atuais por meio de um equipamento chamado tornozeleira eletrônica: uma forma de pena de substituição à prisão que é utilizada também durante a instrução do processo para monitorar o indiciado.

O dispositivo deve provocar constrangimento em quem usa, pois é como se disse à sociedade: “Esse é aí é bandido”. Talvez por isso, o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e outros acusados na operação Calvário estejam apelando, a todo custo, para que a justiça volte atrás na decisão de andarem “ferrados”.

Nesta quinta-feira (05), o Superior Tribunal de Justiça (STF) negou a Ricardo e seu asseclas o pedido para desafivelarem a tornozeleira eletrônica. A Ministra Laurita Vaz disse também que o “Mago” deve continuar se recolhendo a sua residência logo cedo da noite.

Penso, cá com os meus botões, que vexame maior, para quem deve a justiça,não é usar uma tornozeleira eletrônica atracada ao mocotó, mas ter que calçar sapatos sem meias… – Deve ficar um fedor de chulé danado.

*Misael Nóbrega de Sousa

Comentário

Category: Uma por dia...

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *