Bolsonaro é atacado por caçarolas e frigideiras

By | 25/03/2020 6:39 am

(18/03/2020)

Panelaço é uma forma coletiva de protesto onde são utilizados utensílios de cozinha para chamar a atenção pelo ruído ao bater em panelas, numa represália a discursos falso-moralistas. E para causar um efeito também imagético muita gente apaga e acende, intermitentemente, as luzes das casas e apartamentos, quando dos pronunciamentos pela televisão de chefes de Estado que não estão muito bem na fita.

Apesar de o brasileiro ser um povo bastante criativo, o panelaço não é uma invenção nossa. Esse tipo de protesto social foi utilizado pela primeira vez em 1971 numa marcha de atores de classe média contra o governo de Salvador Allende, no Chile. Ele também foi utilizado na argentina em 2001, em manifestações contra o então presidente De La Rua.

Aqui no Brasil, o governo Dilma Rousseff foi marcado por vários atos de panelaço acompanhados do não menos estrondoso: “fora Dilma”. Já nesta quarta-feira (18), foi a vez de Jair Bolsonaro ser atacado por caçarolas e frigideiras em várias capitais e cidades importantes do país, durante pronunciamento no palácio do planalto sobre a pandemia do novo Coronavírus.

Geralmente, a intolerância política é o principal motivo que levam as pessoas a essas manifestações curiosas e barulhentas. É como se dissessem: “quero ouvir não. Tô nem ai”. Como os internautas não perdoam, a imagem de um enrolado Bolsonaro ao colocar a máscara cirúrgica virou Meme nas redes sociais.

E mascarados ficaram todos os integrantes da mesa “para cumprir o protocolo sanitário”. Mas, que foi engraçado, foi.

*Misael Nóbrega de Sousa

Comentário

Category: Uma por dia...

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *