(Coordecom)
A primeira etapa da vacinação contra a influenza (gripe) para 2020, teve início na última segunda-feira, dia 23 de março, direcionada para idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde.
Na cidade de Patos, sertão da Paraíba, o primeiro lote de 6 mil doses já foi concluído no final da manhã de hoje, e o reabastecimento já ocorreu durante tarde, mediante repassa da 6.ª Gerência de Saúde, como afirmou o prefeito Ivanes Lacerda, durante entrevista no início desta noite.
Para agilizar o fluxo da vacinação e ainda proteger a população de aglomerações que possam facilitar o contágio do coronavírus, a Secretaria de Municipal de Saúde de Patos está adotando a estratégia de vacinação nas unidades básicas, e ainda na sede da Secretaria de Saúde em esquema de “Drive Thru”, ou seja, as pessoas não precisam sair de seus carros para a aplicação da vacina.
O prefeito Ivanes Lacerda informou que será montado a partir de amanhã um ponto de vacinação no Terreiro do Forró, no centro, que também disponibilizará a vacina por meio do “Drive Thru”.
Ainda de acordo com o prefeito, outro ponto de vacinação será montado no bairro Jatobá, com o intuito de atender toda a área da zona sul.
Ivanes também ressaltou que a primeira etapa da campanha segue até o dia 15 de abril (Dia D), e que as pessoas não precisam se preocupar, pois a cobertura será completa para os idosos e profissionais da saúde.
Comentário nosso – Ainda bem que já chegou nova remessa. Na quinta-feira, o Carleusa Candeia recebeu apenas vinte doses e a informação era de que eram o resto dá última remessa disponível na Secretaria de Saúde e no Sexto Núcleo. (Ainda bem que sobrou para mim!). Esperamos que pessoas fora da faixa de risco não corram atrás da vacina e deixem idosos e profissionais de saúde sem se vacinarem. A vacina não previne contra o coronavírus mas é vital para evitar a gripe em pessoas do grupo de risco, que gripadas teriam suas defesas fragilizadas e passariam a condição de vítimas potenciais de morte pelo coronavírus. (LGLM)