Consciente do período crítico vivenciado pela sociedade, principalmente na cidade de Patos e região, e das dificuldades que se manifestam nos aspectos humanos, espirituais e econômicos, neste período de ameaça mundial pelo novo coronavírus, o 4º Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, lançou a RESOLUÇÃO DIOCESANA – 002/2020, que visa contribuir com as paróquias necessitadas de recursos financeiros para o cumprimento de suas obrigações básicas, por meio do FUNDO DE MANUTENÇÃO DOS PRESBÍTEROS que é mantido pelo dízimo deduzidos das côngruas dos Padres e do Bispo.
A resolução traz que este apoio financeiro será “racionalmente” gerido pelo governo Diocesano com o auxílio da Pastoral Presbiteral que a partir de critérios claros ordenará os procedimentos da referida resolução, visando definir de forma justa os encaminhamentos de ajudas para aquelas realmente carentes.
Ainda como determinação contida na resolução, Dom Eraldo Bispo da Silva destacou:
“Para o exercício da solidariedade “Ad intra” e “Ad extra” o clero diocesano (Padres e Bispo) dispõe de R$ 55.000,00 (Cinquenta e cinco mil reais) como recurso para a aquisição de um Respirador que será doado ao Hospital Regional de Patos ou outros equipamentos necessários, atendendo à necessidade de cuidados para com os agentes de saúde e as possíveis vítimas do Covid 19”.
Comentário nosso – Um respirador custa caro (cerca de R4 55.000,) e pode salvar vidas, ameaçadas por problemas respiratórios comuns na pandemia. (LGLM)