(Jozivan Antero – Patosonline.com)
A costureira Maria das Dores Gomes, que reside na Rua Professora Lourdes Vieira, Bairro Jatobá, em Patos, começou a confeccionar máscaras de tecido por pedido da sua filha Perla Alves. Dores Gomes, como é mais conhecida, fez as primeiras para a própria família e depois para os vizinhos.
Perla, que é Engenheira Florestal, fez uma pesquisa para ver os modelos de máscaras de tecido sustentável para proteção em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID – 19). A engenheira mostrou para a mãe o modelo e em pouco tempo a primeira máscara ficou pronta. Dores fez uma, duas, três…dez …e não parou mais, pois os pedidos vieram de diversas localidades da cidade de Patos e até de outras regiões.
A máscara é confeccionada em algodão e sustentável. A fabricação é feita de forma artesanal, não atende grandes quantidades de pedidos e tem nos tamanhos pequena, média e grande com diversas cores. “Vi a comercialização da máscara industrial em falta. Vi o exemplo de outros países em que funcionou a máscara sustentável. Uma máscara que você faz de tecido 100% algodão e que vai prevenindo a questão do vírus e também vai proteger a questão ambiental. É uma coisa que você vai reutilizar…surgiu a ideia de fazer para casa e depois para os vizinhos…algumas pessoas gostaram e começamos a comercializar ao preço de R$ 5,00. Minha amiga Aline Valéria colocou na internet e muita gente começou a procurar. Mandei o molde para muitas pessoas e espero que confeccionem em preço justo…”, relatou Perla.
A quantidade feita é pouca diante da produção artesanal, mas os pedidos podem ser feitos pelo número WhatsApp (83) 9 9902 2181.
Comentário nosso – Ressalte-se porém que a máscara ter que ser constantemente lavada. Não se recomenda o uso por mais de duas horas. O vírus sobrevive no tecido por várias horas. E além de lavar a máscara, submetê-la a algum tempo ao sol para esterilizar. Sempre esterilizar a própria máscara antes de voltar a usá-la. O tecido tem que ser apropriado porque nem todo tecido evita a passagem do vírus. Não sei se consultaram algum especialista no assunto sobre que tecidos funcionam como barreira. E o mais importante. Que ninguém pense que pelo fato de estar usando uma máscara está livre de contrair ou transmitir o vírus. A máscara não protege os olhos que são um dos canais naturais de contágio. Temos que proteger todo o corpo com a lavagem constante das mãos, para que não levemos o vírus para os olhos, nariz e boca, nas horas em que afastamos a máscara. O uso da máscara não é o único cuidado necessário para evitar o contágio do coronavírus. Não podemos confiar só em um dos métodos de evitar o vírus. Temos que tomar todos os cuidados necessários. (LGLM)