Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista de costumes e de futebol brasileiro. É considerado o mais influente dramaturgo do Brasil.[1Nascido no Recife, Pernambuco, mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janeiro, onde desenvolveu toda a sua carreira. Mas além de todas as suas profissões ele se revelou também um profeta. Nelson Rodrigues já esbravejava nos anos 1960 contra a ascensão da idiotice na política e, tal como o escritor de Baltimore, suas palavras azedas soam proféticas:
“De repente, os idiotas descobriram que são em maior número. Sempre foram em maior número e não percebiam o óbvio ululante. E mais descobriram: – a vergonhosa inferioridade numérica dos ‘melhores’. Para um ‘gênio’, 800 mil, um milhão, dois milhões, três milhões de cretinos. E, certa dia, um idiota resolveu testar o poder numérico: – trepou num caixote e fez um discurso. Logo se improvisou uma multidão. O orador teve a solidariedade fulminante dos outros idiotas. A multidão crescia como um pesadelo. Em 15 minutos, mugia, ali, uma massa de meio milhão.”
Comentário nosso – Infelizmente alguns idiotas estão ocupando cargos de governo este ano no Brasil, justamente na maior crise da nossa história. (LGLM)